Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 200 cidades do Brasil e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul.
Na segunda-feira, 5/11, estudantes e professores do curso de cinema de animação da UFPEL promovem em Pelotas o Dia Internacional da Animação (DIA). O evento é aberto a toda a comunidade e tem entrada franca, com classificação indicativa de 16 anos. Em sua 9ª edição, o DIA é celebrado no Brasil com uma sessão de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais.
No dia 28 de outubro aconteceram exibições em mais de 200 cidades realizadas nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Em Pelotas a data teve que ser prorrogada para o início de novembro tendo em vista o dia coincidir com o segundo turno das eleições na cidade. Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.
O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras. Em 2012 foram inscritos 80 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 12 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da animação brasileira. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada aos 30 países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day.
A Mostra Nacional 2012 conta com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul.
O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.
O DIA busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br.
Serviço: Dia Internacional da Animação em Pelotas Segunda-feira 5/11 das 19h30min às 22h20min Auditório da Faculdade de Arquitetura
entrada pela Rua Benjamin Constant, 1359 ou Alberto Rosa, 62 Classificação indicativa 16 anos |
Informações para Imprensa na cidade de Pelotas Eduardo Souza Acadêmico do curso de Cinema de Animação UFPEL e coordenador do DIA em Pelotas Informações Nacionais sobre o evento Produção Dia Internacional da Animação |
Sobre o Dia Internacional da Animação:
No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.
Dia da Internacional da Animação no mundo
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. (Para maiores informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net)
Dia da Internacional da Animação no Brasil
O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil.
O DIA tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.