Professores das Universidades de Paris 8 e Rennes 2 proferem, neste sábado(20), a conferência Arte nos Polos

18 de Outubro de 2012

cartaz1.JPG Neste sábado(20), às 14h30min, será realizada a conferência “Arte nos Polos”, proferida pelos professores visitantes da França Françoise Vicent-Feria, da Universidade de Rennes 2, e Eloy Feria, da Universidade de Paris 8, em Saint-Denis. O local da conferência será a sede do Núcleo de Artes Cênicas (o “prédio preto”) do Centro de Artes da UFPel, localizado na rua Almirante Tamandaré 275, entre as ruas Almirante Barroso e Alberto Rosa. A entrada é gratuita.

“Arte nos polos” é um projeto em arte de Françoise Vincent e Eloy Feria, artistas e professores pesquisadores, respectivamente na Universidade de Rennes 2 e na Universidade de Paris 8 – Saint-Denis. Os professores artistas desenvolvem desde 2004 o projeto “Arts aux pôles” através de conferências, exposições, publicações e a criação de uma residência para artistas nas bases polares no Ártico (Ny-Alesund, Svalbard) e na Antártica (Dumont d’Urville,Terre Adélie), durante a IV Ano Polar internacional (2007-2009).

Eles dirigem o Grupo de pesquisa artística “Extrapolations”. Apresentaram o dispositivo Exploratorium no Museu de Arte Contemporânea de Caracas (2007), na Bienal de Veneza (2007), Bienal de Gwangju (2008) e participarão da próxima Bienal do Bénin (2012), que reunirá artistas, pesquisadores da Universidade de Abomey, e curadores, em torno do título “Inventar o mundo : o artista cidadão”.

A visita e a conferência, coordenada pelas professoras Alice Monsell e Eduarda “Duda” Gonçalves, do Centro de Artes da UFPel, é uma realização do Grupo de Pesquisa Veículos da Arte (UFRGS), coordenado pelos professores Hélio Fervenza e Maria Ivone dos Santos, em parceria com o Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias na Arte Contemporânea (UFPel), coordenado pelas professoras do Centro de Arte, e tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (Mestrado) do Centro de Artes. Mais informações pelo email alicejean@uol.com.br.