Programa de Bovinocultura Leiteira realiza palestra na Expofeira de Pelotas

16 de Outubro de 2012

O Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira (PDBL) promoveu a palestra “Gestão de sistemas produtivos”, realizada no dia 13 de outubro, durante a 86ª Expofeira, na Associação Rural de Pelotas.A apresentação foi conduzida pelos bolsistas do Programa e graduandos em Medicina Veterinária, Marina Daneluz e Pablo Ávila.

O projeto é uma parceria de várias entidades: UFPel (Faculdade de Agronomia, Faculdade de Veterinária e Curso de Zootecnia), Emater, Embrapa, IFSul, Azonasul e Cosulati. Na universidade, é coordenado pelas Prof.ª Flavia Fontana Fernandes (Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel) e Prof.ª Helenice González de Lima (Faculdade de Veterinária). Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se: coleta e análise de solos, avaliação de pastagens, coleta e qualidade do leite, diagnóstico de gestação, gestão técnica e econômica. Atualmente, são 19 propriedades acompanhadas em 11 municípios da região sul do Rio Grande do Sul.

O conteúdo abordado na apresentação foi um casede uma das propriedades assistidas pelo projeto, localizada na região de Pelotas, no ano agrícola 2011/2012.A apresentação demonstrou o trabalho desenvolvido pela equipe, divulgando resultados técnicos e econômicos da pecuária leiteira local, e proporcionando interação entre técnicos, estudantes e produtores.