Professor da Geografia palestra no NPOR

15 de Outubro de 2012

O professor Adão José Vital da Costa, dos Cursos de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (ICH/UFPEL) proferiu uma palestra no dia 08 de outubro intitulada “Antropologia Ecológica: Uma abordagem multidisciplinar” para a turma de alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (NPOR/9ºBIMtz), realizada na sede do Núcleo no quartel em Pelotas, a partir do convite feito pelo Instrutor do curso Áureo Luiz da Rocha. Na ocasião o professor Vital abordou temas como Geopolítica ambiental, redes de sustentabilidade, desafios socioambientais, recursos naturais, segurança ecossistêmica, sinergismos institucionais ambientais, agroecologia, soberania alimentar, cidades ecológicas, energias alternativas, entre outros.

A área da Geografia sempre foi um campo de interesse muito procurado pelos militares, de forma tal que frequentemente se encontram entre os alunos dos cursos de Geografia profissionais de diversas corporações militares. A compreensão estratégica do espaço, o uso das tecnologias associadas à cartografia e ao geoprocessamento são temas que geralmente motivam essa relação entre a Geografia e o profissional militar. “O interesse pelo conhecimento de questões não exclusivamente estratégicas demonstra a amplitude do conhecimento buscado pelo nosso Exército, o que é altamente elogiável”, disse o professor Vital. Além disso, o professor enfatizou que o entusiasmo e o interesse demonstrados pelos alunos pelo tema da palestra atesta o acerto da instrução oferecida pelo estabelecimento de ensino militar em Pelotas. Cada vez mais todos os profissionais precisam estar informados sobre os temas importantes da atualidade de modo que possam atuar em um mundo competitivo, no campo militar essa regra também se aplica.

A satisfação pela palestra também foi manifestada pelo Instrutor Áureo que soube entender a importância e o alcance da proposta apresentada pelo professor ao longo de sua carreira. O professor Vital, graduado em Geografia, Mestre em Educação Ambiental pela FURG, Doutor em Ciências, Agronomia/UFPEL, tem explorado incessantemente a relação entre os sistemas naturais e a ação do homem na busca de atitudes capazes de promoverem a sustentabilidade. Atualmente é professor de Antropologia Ecológica e Sistemas Ambientais dos Cursos de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Geografia do ICH/UFPel.

Na foto: Momento de confraternização entre o palestrante, instrutores e a turma de alunos do NPOR.