Os cursos de Computação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico promoverão no próximo dia 15 de outubro, às 13h30min, no Auditório Campus/Anglo (4º andar) a palestra do Prof. Ruy de Queiroz, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o título “Problemas Decidíveis e Problemas Indecidíveis: O Legado de Alan Turing“. Neste ano uma série de eventos em todo o mundo estão sendo realizados homenagem ao centenário de nascimento de Alan Mathison Turing, considerado por muitos como o “Pai da Computação”.
Esta palestra está inserida dentro dos Seminários da Computação UFPel, coordenado pelo Prof. André Du Bois, que possui como objetivo permitir a divulgação de trabalhos de pesquisa feitos por professores e alunos da Computação, além de possibilitar a vinda de pesquisadores convidados de outras instituições.
Resumo da palestra:
Alan Turing (1912-1954), matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico, foi fundamental no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação através do modelo matemático idealizado da “máquina de Turing“. Tendo desempenhado importante papel na quebra do código da máquina ENIGMA utilizada pelo exército alemão na Segunda Guerra, passou de herói de guerra a um fora-da-lei sujeito a tratamento quimico-hormonal forçado devido a sua homossexualidade.
Em homenagem ao centenário de seu nascimento, a intenção aqui é fazer uma reflexão sobre o legado desse que foi, ao mesmo tempo, herói nacional e uma ameaça ao estado britânico: de fundamental importância na consolidação da ciência da computação, da noção de máquina universal, assim como da teoria da decidibilidade de problemas matemáticos, Turing abriu caminho para a demonstração de que certos problemas da Matemática são indecidíveis, a exemplo do décimo problema de Hilbert. Alguns subprodutos de sua investigação teórica, tais como o computador de propósito geral e a noção de inteligência artificial, serviram de base para os que muitos chamam de “Quarta Revolução Tecnológica - A Revolução da Informação”.
Mini-CV do Palestrante:
Ruy J.G.B. de Queiroz possui graduação em Engenharia Elétrica (Modalidade Eletrônica) pela Universidade de Pernambuco (1980), MSc em Informática pela UFPE (1984) e PhD em Computação pelo Imperial College Londres (1990). De 1993 a 2007 foi Executive Editor e desde 2008 é um dos Editors-in-Chief da Logic Journal of the IGPL (Oxford Univ Press). Integrou o corpo editorial do International Directory of Logicians (D. Gabbay & J. Woods (eds.), College Publ., 2009), Associate Editor do Journal of Computer and System Sciences, Elsevier, e membro do Editorial Board da série LNCS, subsérie FoLLI, Springer, e professor associado da UFPE. De 2006 a 2008 foi membro eleito do Council da Association for Symbolic Logic, e é atualmente membro do Committee on Logic in Latin America. Criou em 1994 (e mantém desde então) a série WoLLIC de encontros científicos internacionais em lógica pura e aplicada.
Em 2006 foi premiado com uma cátedra de Edward Larocque Tinker Visiting Professor - Dept Philosophy, Stanford Univ, por indicação de Solomon Feferman e Grigori Mints. Integrou, em 2008 e 2011, o advisory group do Nominating Committee para o Rolf Schock Prize in Logic and Philosophy concedido pela Royal Swedish Academy of Sciences.
Em 2012 integrou o Prize Committee para o E.W. Beth Dissertation Award, concedido pela FoLLI, sob os auspícios da Academia de Ciências dos Países Baixos. Desde Jul/2012 integra o comitê científico da série “Cadernos em Lógica e Computação” da College Publications (King’s College London). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação e Lógica Matemática, atuando em temas como: teoria da prova, teoria de tipos, teoria de modelos, e fundamentos da segurança computacional. É membro permanente dos colegiados de 3 Programas de Doutorado da UFPE: Informática, Matemática, e Matemática Computacional da UFPE. Desde 2008 tem publicado regularmente artigos sobre internet e sociedade, inovação e empreendedorismo em alta tecnologia, e artigos de opinião em diversos jornais de circulação nacional e local.