UFPel conta com Repositórios Institucionais

8 de Outubro de 2012

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conta, desde 2010, com o Repositório Institucional proposto pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os resultados desse trabalho foram apresentados no último mês pela Bibliotecária Chefe, Elionara Rech, no XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Gramado.

Esse Repositório Institucional da UFPel chama-se Guaiaca e visa reunir, em um único local virtual, as produções científicas da Universidade, e com isso, contribuir para ampliar a visibilidade da instituição e dos seus pesquisadores, já que o acesso é aberto. O Guaiaca aceita publicação de artigos científicos, trabalhos apresentados em congressos, entre outros. Porém, para que os trabalhos possam ser expostos no Guaiaca, eles tem de ser publicações avaliadas por pares, por ser um repositório rígido.

A UFPel está implantando, também, um outro repositório, do tipo flexível, permitindo assim, que toda a produção acadêmica da UFPel esteja acessível através da web. O Repositório Institucional de Objetos Educacionais e Culturais da UFPel (REUP), terá quatro tipos de coleções, objetos educacionais, acervo histórico e cultural, memória da comunicação social e objetos científicos, onde serão expostos trabalhos de conclusão de cursos e monografias. Para a idealizadora do projeto, professora Adriane Borda, essa é uma ferramenta de busca simples e ágil. No REUP, cada setor terá sua chave de acesso e ficará responsável por suas coleções no repositório. Como está em fase de implantação, o acesso ainda não está liberado.

No Guaiaca, o número de produções expostas ainda  é reduzido, mas com as visitas feitas pelos bibliotecários responsáveis, Aline Batista e Fabiano Malheiro, a Universidade pretende aumentar esse número. Os trabalhos são expostos no link guaiaca.ufpel.edu.br. Os pesquisadores da UFPel que tiverem interesse de enviar sues trabalhos para o Guaiaca devem ligar para o número (53) 39211406, e falar com Aline Batista.