Professor do CLC/UFPel organiza e lança livro no VII SENALE

8 de Outubro de 2012

aprendizagem.JPG Foi lançada na última quinta-feira(4), durante o VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino – SENALE, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a obra Aprendizagem de Línguas – a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade, organizada pelo prof. dr. Rafael Vetromille-Castro, do Programa de Pós-Graduação em Letras/Mestrado da UFPel, e pelas professoras dras. Christiane Heemann e Vanessa Ribas Fialho (UFSM), em homenagem ao professor dr. Vilson J. Leffa, um dos maiores pesquisadores da Linguística Aplicada do Brasil.

Reunindo trabalhos que refletem caminhadas e interesses atuais e mais destacados do homenageado, os doze capítulos que compõem o livro foram escritos sob a perspectiva dos seguintes eixos temáticos Recursos e Práticas em CALL, Teoria da Atividade, Teoria da Complexidade e Objetos de Aprendizagem de Línguas, os quais são abordados tanto pela própria pesquisa do professor Leffa, quanto por seus orientandos de mestrado e doutorado nos últimos anos.

Dentre os autores, além dos organizadores, estão ex-orientandos do professor Vilson J. Leffa, os quais atuam hoje em diversas instituições, e dois dos mais importantes pesquisadores na Linguística Aplicada do Brasil: a professora dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, com vasta produção na área de Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador (CALL) e precursora nos estudos sobre Complexidade e Linguística Aplicada no Brasil; e o professor dr. Hilário I. Bohn, que, além de referência nacional e internacional na área, foi vice-presidente da Associação Internacional de Linguística Aplicada. A obra pode ser encontrada na livraria Eucat e, em breve, na Livraria Cultura, em suas lojas físicas e virtuais.