Mestrado em Recursos Hídricos lança edital de seleção

8 de Outubro de 2012

O mestrado em Recursos Hídricos lançou edital de seleção visando o ingresso em 2013.

Confira nos arquivos:

edital-ppgrechid-2013-i-publicado.pdf

anexo_i_edital_ppgrechid_2013_i.pdf

anexo_ii_edital_ppgrechid_2013_i.pdf

anexo_iii_edital_ppgrechid_2013_i.pdf

Sobre o Curso

Durante a 133ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em fevereiro de 2012, em Brasília, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nível de Mestrado. Este é o primeiro e único programa de pós-graduação da UFPel, submetido, avaliado e aprovado na área de Engenharias da CAPES  (Engenharias I). Este programa surge em um momento de grande relevância para o setor de recursos hídricos já que este tema tem sido considerado estratégico em termos regional e nacional, e tem recebido atenção do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Governo Federal, bem como da própria UFPel.

A proposta coordenada pelo grupo de docentes do curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel conta também com a participação de docentes/pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), totalizando oito membros permanentes no Programa e é constituído por docentes de diversas áreas de formação, como: Engenharias (Agrícola, Civil e Química), Oceanologia e Agronomia, que atuam em diversos cursos de graduação (Engenharia Hídrica, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Oceanologia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo e Agronomia,). Essa diversidade de profissionais, áreas e cursos de atuação permite uma grande interação, tanto entre profissionais como entre áreas do conhecimento, ampliando o campo de trabalho e o conhecimento do egresso, tornando-o multi e interdisciplinar.

Segundo o professor Gilberto Loguercio Collares, esse Programa permitirá que seu corpo discente seja preparado a partir de uma formação ampla em recursos hídricos, nos seus mais diferentes aspectos. Neste sentido, o Programa estará atento às necessárias adaptações que os perfis dos postulantes a ingresso exigirão, uma vez que não estará restrito aos graduados nas diversas modalidades de engenharia. O egresso do programa estará apto a atuar no monitoramento dos recursos hídricos, utilizando as ferramentas e equipamentos adequados para cada situação e, a partir daí, diagnosticar as diferentes situações a que os recursos hídricos se apresentam. Além deste perfil, o egresso terá a habilidade de direcionar práticas de manejo mais adequadas, racionais e sustentáveis da bacia hidrográfica, visando especialmente à manutenção, melhoria e/ou remediação do ambiente. Considerando que a água é um elemento integrador, de relação direta com os diferentes recursos naturais, o egresso não deixará de ter uma visão sistêmica, percebendo todos os recursos que interagem com a água e utilizando desse conhecimento para um monitoramento, que estabeleça um claro e objetivo diagnóstico para o manejo mais adequado.

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel tem como requisito parcial para a conclusão do curso de Mestrado, a integralização de 24 créditos e  tem uma área de concentração, denominada como “Recursos Hídricos”. Os objetivos desta área são: i) estudar os recursos hídricos desenvolvendo pesquisa básica e aplicada e tecnologias nesta área; ii)produzir conhecimento e formar profissionais qualificados em nível de mestrado capazes de desenvolver projetos, produtos,inovações e metodologias aplicadas ao monitoramento, diagnóstico e manejo de bacias hidrográficas; e iii) propiciar o entendimento das relações existentes entre os recursos hídricos e o ambiente natural e antrópico de modo a melhor utilizá-lo. Dentro desta área de atuação constam duas linhas de pesquisa: “Monitoramento e Diagnóstico de Recursos Hídricos” e “Manejo de Bacias Hidrográficas”.

a) Monitoramento e Diagnóstico de Recursos Hídricos

Esta linha de pesquisa remete ao monitoramento dos recursos hídricos e no desenvolvimento de um diagnóstico e apontamento para tomada de decisões em relação aos recursos hídricos. Além disso, essa linha interrelaciona o monitoramento e o diagnóstico com outros recursos naturais do meio, dando uma visão mais aberta do sistema para um diagnóstico conciso e coerente vislumbrando uma ação no meio. A geração de produtos e tecnologias para o monitoramento e diagnóstico é contemplada nesta linha, além da aplicação de instrumentos, mecanismos e equipamentos de monitoramento e coleta de informações.

b) Manejo de Bacias Hidrográficas

Esta linha de pesquisa remete ao uso e manejo racional e sustentável de uma bacia Hidrográficas hidrográfica, através do conhecimento de todos os componentes inter-relacionados com os aspectos hídricos, a partir de uma visão ampla, abrangente e sistêmica do meio, nas suas mais diferentes amplitudes visando o manejo mais adequado com a redução dos impactos pelo seu uso. Nesta linha, técnicas de remediação e recuperação dos recursos hídricos e do meio que o envolve são abordados.

As linhas específicas de atuação estão listadas a seguir:

- Hidrologia de Bacias Hidrográficas.

- Hidrossedimentologia.

- Qualidade de água em Bacias Hidrográficas.

- Impactos e remediação de recursos hídricos.

- Dinâmica do solo e da água em bacias hidrográficas.

- Irrigação.

- Estruturas Hidráulicas.

- Estações de Recalque.

- Hidrometria de Bacias Hidrográficas.

Seção: Eventos · Notícias