Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

III Encontro Internacional de Ciências Sociais: crise e emergência de novas dinâmicas sociais

5 de Outubro de 2012

O objetivo do III Encontro Internacional de Ciências Sociais, que será realizado na UFPel de 8 a 11 de outubro, é o de promover e aprofundar o debate sobre as mais recentes crises e transformações das sociedades contemporâneas. Nesse quadro, leva-se em consideração a interpenetração entre as realidades configuradas pela lógica do Estado-nação e as dinâmicas sociais instauradas pelas diversas mobilidades de pessoas, objetos, imagens e informações promovidas pela sociedade global.

Para tanto, busca-se disseminar e fomentar a troca de conhecimentos que contribuam para a construção, ressignificação ou mesmo reiteração de categorias conceituais que façam frente à complexidade dos desdobramentos sociais produzidos por esses deslocamentos. As relações sociais, políticas, econômicas e culturais construídas na e pela dinâmica local/nacional/global intensificam as interdependências entre essas dimensões. Além disso, evidenciam as limitações de velhos referentes cognitivos que foram pensados e desenvolvidos a partir dos limites apresentados pela formação e reprodução das sociedades nacionais.

A tarefa à qual as Ciências Sociais se veem, hoje, obrigadas é a de desenvolver referentes cognitivos que possam lidar teórica e empiricamente com a compreensão dos sentidos do movimento pendular entre instabilidades e estabilidades, produzidas pelas novas dinâmicas sociais. Estes são alguns dos elementos centrais que o III Encontro Internacional de Ciências Sociais – EICS, na sua presente edição, propõe ao público acadêmico nacional e internacional. Mais informações em  http://www.ufpel.edu.br/isp/ppgcs/eics/index.htm .

Seção: Notícias