Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Patrimonializações, atores e conflitos é o tema do 6º SIMP

1 de Outubro de 2012

simp-6.jpgO Seminário Internacional em Memória e Patrimônio (SIMP), realizado pelo Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), debaterá este ano o tema Patrimonializações, atores e conflitos. O evento ocorre entre os dias 3 e 5 de outubro no 8º andar da Associação Comercial de Pelotas.

O debate que se pretende estabelecer na sexta edição do seminário se articula em torno de alguns vetores: Quais são os dilemas contemporâneos acerca dos usos e alcances sociais do patrimônio? Quais os valores que presidem os processos de patrimonialização? Quem são os atores dos processos patrimoniais? Que conflitos se estabelecem a partir e no interior desses processos? Quem são os transmissores do patrimônio e como se estabelecem essas transmissões? Como se relacionam esses processos de patrimonialização com o contexto politico e social no qual estão inseridos? Quais impactos que vêm sendo observados produzidos pela patrimonialização do meio urbano? Qual o poder efetivo dos novos atores no que se refere às decisões e gestão patrimonial?

Nas edições pares do evento, como esta, não há inscrições de comunicações de trabalhos, porém a revista Memória em rede, outra realização do PPGMP, está com edital aberto com a mesma temática do evento, cujos prazos e condições podem ser verificados no site da revistaich.ufpel.edu.br/memoriaemrede.

A conferência de abertura, intitulada Património imaterial: para além do otimismo e do ceticismo, será proferida pelo professor João Leal, da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e mais detalhes da programação podem ser vistos no site ich.ufpel.edu.br/simp. Inscrições como ouvintes serão aceitas até a data do evento, porém inscrições antecipadas recebem desconto.

Seção: Notícias