A Faculdade de Enfermagem da UFPel realizará curso de capacitação para o cuidado em atenção psicossocial, nos dias 5, 6, 19, 26 e 27 de outubro. O curso é intitulado “Familiares loucos pela reforma: acolhendo o cuidador” e é oferecido aos familiares de pessoas com transtornos psíquicos e usuários de drogas.
Em 2011, o curso capacitou 150 pessoas e este ano estão abertas mais 150 vagas, divididas em duas turmas, que serão conduzidas nas mesmas datas e horários. As inscrições podem ser feitas nas Unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O participante não terá nenhum tipo de gasto, pois é oferecido, com apoio do Ministério da Saúde, vale-transporte e almoço nos dias em que o curso é lecionado o dia inteiro.
Como funciona o curso?
O curso é divido em três módulos. O primeiro é chamado de “A família se conhecendo e sendo conhecida”, que segundo a organizadora do evento, professora Janaína Willrich, os familiares constroem um mapa da própria família e começam a conhecer as suas próprias relações. Este módulo ocorre nos dias 5 (sexta-feira), em turno integral, e 6 (sábado), pela manhã.
Já no segundo módulo, que ocorre no dia 19 (sexta-feira), durante todo o dia, serão abordados aspectos biopsicossociais dos transtornos psíquicos e uso de álcool e outras drogas. Nessa etapa, a professora destacou a importância da troca de experiências entre os familiares.
E no terceiro módulo, que se chama “Empoderamento e Cidadania”, além de outras atividades, é feita uma roda de conversa com representantes de espaços de participação social, que este ano contará com a presença, entre outros, de Geraldo Peixoto, que participou da abertura do primeiro CAPS, em Santos. Essa fase será oferecida nos dias 26 (sexta-feira), pela manhã e pela tarde, e 27 (sábado), pela manhã.
Mais informações pelos telefones (53) 39211525 e (53) 39211427.