Instituto 3M abre inscrições para 5º Prêmio para Estudantes Universitários

13 de Setembro de 2012

Estudantes de todo o Brasil podem participar a partir do dia 15 de setembro a 3 de dezembro

Com o objetivo de identificar a criação de tecnologias sociais inovadoras voltadas para a promoção da saúde, educação e meio ambiente, o Instituto 3M abre inscrições para a 5º edição do Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários. A organização vai premiar, em parceria com a AlfaSol e o UniSol, o projeto vencedor com até R$ 30 mil em apoio financeiro, durante um ano, para viabilizar sua implementação. As inscrições podem ser feitas até 3 de dezembro de 2012.

“Reconhecer e incentivar os trabalhos acadêmicos que mostrem a importância da transformação social no País é o nosso principal objetivo”, explica Marcelo Tambascia, presidente do Instituto 3M de Inovação Social. “Todo ano são apresentadas excelentes propostas, cada vez mais completas, para melhoria da qualidade de vida das comunidades”, afirma.

Estão aptos para se inscrever estudantes universitários de todo o Brasil e de qualquer curso de graduação. Os projetos poderão ser inscritos individualmente ou em equipe e deverão contar com a orientação de um docente em exercício da mesma Instituição de Ensino Superior (IES), que terá a responsabilidade de acompanhar e orientar o participante e/ou a equipe. Em 2011, o Instituto recebeu 165 projetos de estudantes de todo país.

Para Gabriel Fernandes dos Santos, estudante que fez parte da equipe vencedora do 4º Prêmio Instituto 3M, em 2011, “participar do Prêmio é muito importante para nós, estudantes, pois podemos nos inserir em uma cultura diferente”. Segundo ele, é uma experiência que contribui para a formação profissional e pessoal. “Trata-se de um projeto participativo que agrega experiência para toda a vida”, finaliza o universitário.

Os estudantes podem se inscrever, preenchendo uma ficha eletrônica no site www.instituto3M.org.br/premio. As inscrições e o envio dos projetos podem ser feitas em momentos diferentes, até o prazo limite de inscrição (3 de dezembro de 2012). Os projetos deverão ser enviados em arquivo eletrônico para o e-mail premioinstituto3m@unisol.org.br. A cerimônia de premiação acontecerá no início de 2013.

Realizado em parceria com a AlfaSol e o UniSol, o concurso será divulgado nas IES de todo o país e em mídias sociais. Para conhecer o regulamento e fazer sua inscrição, é só entrar no website do Prêmio www.instituto3M.org.br/premio ou enviar e-mail para premioinstituto3m@unisol.org.br.

Sobre o Instituto 3M de Inovação Social

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa promover o conceito de “tecnologia social”. Esse termo engloba as metodologias de transformação social desenvolvidas com a participação da população e aplicadas ao seu cotidiano, gerando soluções simples para a inclusão social e melhoria de suas condições de vida. A missão do Instituto 3M é descobrir e aplicar as inovações sociais que promovam o desenvolvimento social das comunidades onde a 3M do Brasil atua. www.instituto3m.org.br.

Sobre o UniSol

O Programa UniSol (Universidade Solidária) tem por objetivo promover vivências e intercâmbio de conhecimento entre universitários e comunidades de todo o País, influindo diretamente no desenvolvimento local, no fortalecimento da pesquisa e extensão universitária e na formação cidadã dos estudantes (www.unisol.org.br)