Ciclo A Filosofia e o Cinema Psicológico recomeça no dia 14

5 de Setembro de 2012

Conforme previsto na programação anual, nesta sexta-feira, dia 7 de setembro, data de Feriado Nacional, não haverá sessão no Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico”. O retorno das atividades ocorre no dia 14 de setembro, com a exibição da obra “Esse obscuro objeto do desejo”, de Luís Buñuel.

Público lota sessões durante o ano de 2012

No terceiro ano do Projeto de Extensão promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, o público lota as sessões do Auditório Simón Bolivar. Projeto de Extensão que atinge e beneficia a comunidade em geral (e não apenas a acadêmica), suas atividades, já previstas em calendário anual, não foram suspensas durante a greve dos servidores públicos federais. No último dia 31 de agosto, ao exibir a obra “A dupla vida de Véronique”, de Kieslowski, o auditório do Centro de Integração do Mercosul lotou novamente, o que ocorre com frequência ao longo do presente ano (já na primeira sessão, em março, quase 300 pessoas disputavam os 90 lugares na busca de senhas de entrada e em filas de espera).

Perfil do Público do Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico”

Conforme a relação abaixo (os dados foram colhidos no verso da senha retirada gratuitamente para assistir as sessões, e representam a primeira e a segunda sessões do Ciclo, ou seja, final de março e início de abril), o público é bastante diversificado, com participações de lavradores, donas de casa, advogados, etc, os quais possuem os mais diversos níveis de formação educacional:

Advogado, Ajustador Mecânico (E.M. completo), AuxiliarAdministrativo (E.S. incompleto), Bancário (E.S. completo), Cabeleireira (E.S. completo), Cineasta, Cirurgião-Dentista (Pós-graduando), Desempregado, Desenhista (E.M. completo), Designer Gráfico (E.S. completo), Dona de Casa (E.S. incompleto), Eletrotécnico (E.S. incompleto), Funcionário Público (E.M. completo), Funcionário Público (E.S. completo), Gestor Ambiental, Jornalista, Lavrador (E.S. incompleto), Músico (E.S. incompleto), Músico (E.S. completo), Nutricionista, Porteiro, Professor de Artes Plásticas, Professor (E.S. completo), Professorde Educação Física, Professor Medicina Veterinária, Professor de História (Mestrado), Programador WebSite (E.S. incompleto), Promotora de Vendas (E.S. incompleto), Psicólogo, Publicitário (E.S. completo), Radialista (E.S. incompleto), Técnico Enfermagem (E.S. incompleto), Tradutora (Mestrado), Vendedor (E.S. completo), Vendedor (E.S. incompleto), WebDesigner (E.M. completo)

UFPel concede duas bolsas de extensão para colaborados do Projeto

No início do ano letivo, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, após processo seletivo, concedeu duas bolsas de extensão, para os colaboradores Pedro Marchioro e Rafael Silveira (ambos das Ciências Sociais) trabalharem no Projeto “A Filosofia e o Cinema Psicológico”. Em 2011, uma bolsa havia sido concedida para o aluno Wagner França (Filosofia). Trabalha ainda no Projeto, de modo voluntário, o aluno Antonio Gissoni (Filosofia).

Centro de Integração do Mercosul apresenta sinopse dos filmes em espanhol

Durante o ano de 2012, o Centro de Integração do Mercosul, através de seu sítio na Internet, vem disponibilizando, em língua espanhola, a sinopse dos filmes do Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico”. Para maiores informações, acesse: http://mercosul.ufpel.edu.br

Programação completa do Ciclo disponível na página da UFPel

Para conferir a programação completa do III Ciclo de Cinema promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, realizado em parceria com o Centro de Integração do Mercosul, a Fundação Simón Bolivar e o Núcleo de Estudos Fronteiriços, acesse: http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/03/24/programacao-do-ciclo-a-filosofia-e-o-cinema-religioso/

Projeto de Extensão Universitária aberto ao público em geral

Compareça ao Ciclo que ocorre todas as sextas-feiras, às 20h, no Auditório do Centro de Integração do Mercosul. Para assistir o filme e participar dos debates do Projeto de Extensão realizado pelo Departamento de Filosofia da UFPel, basta retirar sua senha no mesmo local, no dia da sessão, em horário comercial. A entrada é franca.