Alunos da UFPel em missão arqueológica Internacional em Israel

4 de Setembro de 2012

488204_513149228698706_1510375276_n.jpg Na segunda quinzena de agosto, os alunos do ICH/UFPel Eduarda Peters (Arqueologia), Gustavo Ribeiro (História) e Maicon Einhardt (Conservação e Restauro) participaram da missão arqueológica israelo-brasileira, no sítio de Appolonia, por meio de um convênio com a Tel Aviv University, coordenado pelo professor Oren Tal, e liderado no Brasil pela UFRGS, com coordenação do professor Francisco Marshall.

O grupo é composto por dez integrantes, incluindo arqueólogos alemães, além de estudantes locais.

Na unidade de escavação em que atuaram os estudantes da UFPel, foram encontradas, entre outros achados, cinco lamparinas inteiras e várias outras fragmentadas, remanescentes de períodos diversos (romano, bizantino, mulçumano e cruzado). No tocante á numismática, foram exumadas duas moedas uma bizantina e uma grega. Entre os vestígios zooarqueológicos, foram identificados vestígios de vários animais, entre os quais mandíbulas de cavalo e crânio de ave. Foi verificada também riqueza quanto aos mosaicos, de período bizantino, sobrepostos por mosaicos da época das Cruzadas, alternados com mosaicos bizantinos. Com caráter bélico, reportando às Cruzadas, foi encontrada uma ponta de lança de ferro.

Os estudantes visitaram a Tel Aviv University e seus museus, guiados por Eitan Ayalon, que escava no sítio de Appolonia desde 1976.

A participação dos alunos da UFPel nesta atividade foi articulada pelo projeto POIEMA – Polo Interdisciplinar de Estudos do Mundo Antigo, coordenado pelos professores Deivid Valerio Gaia e Fábio Vergara Cerqueira.

Na foto de Francisco Marshall a equipe seleciona e classifica os achados.