Programa de Pós-Graduação em Arquitetura lamenta morte de Rosa Rolim de Moura

3 de Setembro de 2012

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas perdeu, no último dia 2 de setembro, a ilustre docente e pesquisadora Professora Dra. Rosa Maria Garcia Rolim de Moura, atual Vice-coordenadora do Programa e fundadora da Pós-Graduação em Arquitetura da UFPel.

Sua determinação e profunda dedicação ao Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFPel foi fundamental para o crescimento desse Programa e sua personalidade e perseverança farão parte da história desse curso e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

A Professora possuía graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Especialização em História da Arte pela UFPel, e Mestrado e Doutorado em História do Brasil pela PUC-RS .

Dedicava-se à pesquisa na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em teoria e história da arquitetura, urbanismo, projeto urbano e arquitetônico, atuando principalmente nos temas de história da arquitetura e do urbanismo, planejamento urbano municipal, patrimônio arquitetônico e habitação popular.

Dentre suas pesquisas, destaca-se o livro “100 Imagens da Arquitetura Pelotense” de abrangência nacional e internacional. O enterro acontecerá no dia 4 de setembro no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, em Pelotas, às 11 horas da manhã.