Conforme a Folha de São Paulo, a UFPel está entre as 30 melhores universidades do país

3 de Setembro de 2012

A Universidade Federal de Pelotas está entre as 30 melhores do Brasil, em ranking elaborado pelo jornal Folha de São Paulo. A UFPel ocupa a posição de número 29. O ranking reúne instituições públicas e privadas de todo o país e foi constituído através de critérios formatados pelo próprio jornal. A primeira colocação é da USP, ficando a UFMG em segundo lugar e a UFRJ na terceira posição. Confira a classificação completa e todas as informações sobre como a pesquisa foi feita no endereço  http://ruf.folha.uol.com.br/rankings/rankingdeuniversidades/.

Para a Administração Central da Universidade, o resultado é fruto do crescimento verificado nos últimos cinco anos. A inserção no Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas), com a significativa transferência de recursos federais, tem permitido à Universidade expressivos avanços, que se manifestam na triplicação de seu patrimônio físico e na significativa ampliação de sua atuação acadêmica, através da criação de dezenas de novos cursos de graduação e a consequente ampliação do número de estudantes, que passou de oito mil alunos em 2005 para 22 mil em 2012.

Com foco no desenvolvimento da região, os novos cursos buscam atender áreas com grande potencialidade, como as de energia, mineração, logística, biotecnologia, dentre outras. São exemplos os cursos na área das engenharias, agora em número de 12. Destacam-se também a área de produção científica e o aumento dos cursos de pós-graduação, muitos dos quais posicionados em patamar de excelência. A ampliação do programa de educação a distância, através do Centro de Educação a Distância (CEAD), vem expandindo o acesso à educação superior e valorizando as vocações regionais. Do ponto de vista acadêmico, o quadro docente está sendo renovado com expressivo número de doutores e mestres, oriundos de concursos públicos, que têm possibilitado o ingresso de cerca de 500 novos docentes nos últimos três anos.

Conforme o reitor Cesar Borges, “a 29ª posição da UFPel no conjunto de 188 instituições de educação superior de todo o país enaltece o trabalho e a dedicação de todos os servidores e docentes da UFPel que, agora mais do que nunca, exige cuidados que evitem retrocessos e políticas utilizadas no passado”. Borges diz ainda que “o exame dos indicadores usados no ranking revelou, no que se refere à qualidade de ensino, que a UFPel ocupa o 18º lugar no país”. “Por fim”, acentua o reitor, “devemos progredir ainda mais rumo à excelência e à inovação tecnológica, associadas à preservação da cultura da região na qual a UFPel está inserida”.