Grupo de Estudos e Pesquisa “A Construção do Pensamento Jurídico-Penal Brasileiro: Punição, Criminalização e Violência” retoma seus encontros no segundo semestre a partir de terça-feira (28). O Projeto, em atividade desde o início do ano, é realizado junto à Faculdade de Direito da UFPel, e estuda a construção do pensamento jurídico-penal brasileiro no período do pós-independência, explorando e refletindo nas suas variadas formas de punição, criminalização e violência. Tem como objetivo explorar os alicerces da edificação das ideias sobre sistema penal, no seu desdobramento na política criminal, na criminologia e nos meios de aplicação do direito material, como códigos penais e processuais penais da época, sem olvidar dos reflexos no cárcere, dialogando, por fim, com a conjuntura da brasilidade experimentada na sociedade brasileira do século XIX.
O projeto é coordenado pelo professor Bruno Rotta Almeida e possui a colaboração dos demais professores do Segundo Departamento da Faculdade de Direito.
Neste semestre, os encontros serão quinzenais, às terças-feiras, das 17h45min às 19h. A participação está aberta à comunidade acadêmica. Haverá disponibilização de certificados de participação no Grupo de Estudos e Pesquisa.