Professor da Purdue University visita Biotério Central da UFPel

15 de Agosto de 2012

p42802271.JPG Na última sexta-feira(10), o Biotério Central da UFPel recebeu a visita do professor dr. Arun K. Bhunia, do Departamento de Food Science da Purdue University, o qual leciona disciplinas no programa “Purdue University Interdisplinary Life Science Program -  PULSe”.

p42802421.JPG Formado em Medicina Veterinária em 1984 pela Universidade de West Bengal University of Animal and Fishery Sciences, na Índia, e com Ph.D em Microbiologia de Alimentos pela Universidade de Wyoming-EUA, em 1989, e Pós-Doutorado pela Universidade de Arkansas-EUA (1994), Bhunia é professor responsável pelo Laboratório de Microbiologia Molecular de Alimentos na mesma instituição.

p42802401.JPG Seu foco de pesquisa é aplicado na detecção de patógenos, empregando sensores ópticos e elétricos, os quais incluem biochips, light scattering, fibra óptica e sensor baseado em células. Ele também investiga o mecanismo de patogenicidade de Listeria monocytogenes durante a fase intestinal de infecção, e a utilização de estratégias de controle deste patógeno usando probióticos.

Atualmente, o professor Bhunia possui 123 artigos científicos publicados em periódicos internacionais. E, ainda, 19 publicações como autor e co-autor de livros na área de Microbiologia de Alimentos e Biosensores, sendo dois livros como autor principal em microbiologia de alimentos, dois livros como editor principal e 15 capítulos em livros na área.

Durante a visitação foram-lhe mostradas as instalações e os diversos modelos biológicos que estão sendo aplicados em vários projetos de pesquisas, com células monoclonais, bem como as diversas pesquisas que atualmente estão sendo realizadas em respeito à Toxoplasmose, Salmonela, Otite, Cicatrização, Células Cancerígenas, Câncer de Mama, Leptospira, Vacinas da BCG, no âmbito do Biotério Central da UFPel.

Bhunia agradeceu a oportunidade de poder visitar essa unidade de pesquisa da UFPel, mostrando-se bastante satisfeito com as explanações apresentadas e com as pesquisas que estão sendo desenvolvidas dentro da Universidade e junto à sua rede de colaboradores. Por sua vez, a chefia do Biotério agradeceu a visita do professor da ilustre instituição americana. A visita foi considerada inédita e uma oportunidade ímpar de mostrar as dependências e pesquisas realizadas dentro do Biotério da UFPel.