Centro do Mercosul sedia Semana da Cultura Uruguaia

14 de Agosto de 2012

Dentro das comemorações dos 200 Anos de Pelotas, o Centro de Integração do Mercosul da UFPel sedia, de 16 a 23 de agosto, sempre às 19 horas, a Semana da Cultura Uruguaia. O Centro do Mercosul fica localizado na rua Andrade Neves, 1529, esquina Lobo da Costa. A entrada é gratuita. Telefones para contato: 32271842 ou 32257239. A organização e a programação são da família Berasain Gonella e do Centro de Estudios en Lengua Española.

Mesa Redonda sobre o Tema Literatura Pampeana

No dia 16 de agosto, a partir das 19 horas, realizar-se-á Mesa Redonda sobre Literatura do Pampa “Gaucho” e Gaúcho, tendo como debatedores os Professores Juan Pablo Berasain Gonella - Centro de Estudios en Lengua Española, Dr.João Luis Pereira Ourique - Departamento de Letras da Universidade Federal de Pelotas e Padre Germán Varela - Departamento de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Pelotas. Moderadores: Alma Gonella de Berasain e Juan Manuel Berasain Moreira.

Ciclo de Cinema- “Música sin Fronteras e Imigrantes: uma Raça”

De 20 a 23 de agosto, no mesmo local e horário, com entrada gratuita, será apresentada a Mostra de Cinema com debates, constando da seguinte programação:

1º dia)- Segunda-feira 20 de agosto, será exibido o documentário: “Odisea… camino a la esperanza!!!-Llegando al Uruguay” e o filme “Tango” (Espanha/Argentina, 1998) e os debatedores serão os Professores Manuel Maia( Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação -UFPEL) e Tradutor Público Juramentado Juan Pablo Berasain Gonella.

2º dia)- Terça-feira 21 de agosto, será a vez do filme “Uma amizade sem fronteiras”(Monsieur Ibrahim et lês fleurs Du Coran-France, 2003) e após a apresentação será discutido pelos debatedores Profs. Padre Reges Brasil (UCPEL) e José Froes (Depto Sociologia Rural-Fac. Agronomia-UFPEL).

3º dia)- Quarta-feira 22 de agosto, será apresentado o filme “Sob a mesma lua” (La misma luna, EUA/México, 2007) e será debatido pelos Professores da Faculdade de Cinema da UFPEL, Cintia Lange, Ana Paula Penkala e Guilherme Rosa.

4º dia)- Quinta-feira 23 de agosto, finalizando a Mostra de Cinema será apresentado o filme “Tempero da Vida” (Grécia/Turquia, 2003) tendo como debatedores os Professores da Universidade Federal de Pelotas, Ivonete Pinto (Faculdade de Cinema) e Luis Rubira (Faculdade de Filosofia).

Lista parcial de filmes recomendados sobre imigrantes, conflitos étnicos e coletividades de estrangeiros:

1) Uma vida melhor; 2) Caminhando nas nuvens; 3) Armenia; 4) O quatrilho; 5) Concorrência desleal; 6) Sob o céu do Libano; 7) Terra de ninguém; 8 ) Tangos o exilio de Gardel; 9) Tempo de paz; 10) A noiva síria; 11) Yasmin: uma mulher, duas vidas, 12) Casamento grego, 13) A Banda, 14) O visitante, 15) Caijin, 12) A promessa, 17) O terminal, 18) Babel, 19) Antes da chuva; 20)Hotel Ruanda; 21) Território restrito.