Reitor participa de missão no Japão

9 de Agosto de 2012

universidade-de-tokyo.JPGO reitor Cesar Borges participou, de 28 de julho a 5 de agosto, a convite do Ministério das Relações Exteriores, da missão de universidades ao Japão. O objetivo foi apresentar às instituições daquele país o Programa Ciência Sem Fronteiras, que permitirá que 100 mil estudantes brasileiros frequentem as melhores universidades do mundo. Além disso, os representantes de cerca de 30 universidades presentes participaram de reuniões com dirigentes das universidades de Tóquio, Kioto, Tsukuba, Yokohama e Osaka e de outras instituições de pesquisa avançada, para promover maior intercâmbio tecnológico com aquele país. Nestas universidades se encontram o maior número de Prêmios Nobel do Japão.

Para o reitor da UFPel, que passou a chefiar a missão brasileira em substituição do Presidente da CAPES, dr. Jorge Guimarães, na segunda etapa da viagem, os benefícios que a UFPel poderá usufruir no futuro próximo serão muito grandes. Para isto, o reitor que for eleito para o período 2013-2016 deverá dar continuidade às iniciativas da atual gestão no campo das relações internacionais. Destacou ainda, que reunirá em breve pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da UFPel interessados na cooperação científica com o Japão, a fim de dar início às estratégias capazes de desenvolver ações concretas de intercâmbio, sobretudo nas áreas das engenharias, da biotecnologia, medicina e computação.

delegacao-brasileira-na-missao-das-universidades-no-japao -Tsukuba.JPGConsiderou um ponto alto de sua viagem ao Japão as tratativas feitas com o Centro de Pesquisas em Biomedicina da Universidade de Tsukuba. Ali foram projetados e construídos os equipamentos mais modernos de reabilitação física de pessoas com sequelas de derrames cerebrais e traumatismos de todos os tipos. Projeto-piloto sobre isto será apresentado pelo reitor Cesar Borges ao ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha. O projeto conta com o apoio do Embaixador do nosso país no Japão.