Nova direção da FaE é empossada

7 de Agosto de 2012

img_2351.jpgEm cerimônia ocorrida na Faculdade de Educação (FaE), nesta segunda-feira (6), o vice-reitor no exercício da reitoria, Manoel Luiz Brenner de Moraes, empossou a nova direção da unidade para a gestão 2012-2016. A nova direção foi eleita com ampla maioria em um processo em que todos votam (voto universal). Assumiu como diretora a professora Lúcia Peres e, como vice-diretora, a professora Lígia Carlos.

A cerimônia iniciou com a leitura e assinatura da ata de posse, em seguida o ex-diretor da FaE, professor Mauro Del Pino citou algumas conquistas de sua gestão, como a aprovação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, o periódico da Unidade que passou para a classificação A2 do Capes e a consolidação do curso de Pedagogia noturno. “Há muito trabalho ainda pela frente e a professora Lúcia tem competência para dar seguimento às ações”, disse.

A nova diretora, Lúcia Peres, falou sobre a importância desta nova etapa nos seus 23 anos de trabalho na FaE. Em seu discurso detalhou como pretende conduzir a sua gestão e demonstrou a intenção de seguir o que já vinha sendo feito pela gestão anterior. “Sem a cooperação de todos, pouco ou nada faremos”, finalizou. A sua vice, Lígia Carlos, fez um breve discurso ressaltando que quer fazer uma parceria não somente com a professora Lúcia, mas com toda a comunidade acadêmica.

O vice-reitor finalizou o ato de posse reconhecendo o valor da FaE, parabenizando a gestão que concluiu as suas atividades e desejando uma gestão profícua para a nova direção.

Currículos

Lúcia Peres é pedagoga (UCPel, 1982) e possui doutorado em Educação pela UFRGS (1999) tendo realizado estágio pós-doutoral no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho/Braga/ Portugal. Professora Associado nível II, desenvolve atividades de docência e pesquisa na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o grupo de pesquisa Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), sediado no CNPq, é vice-líder do GEPEIS (Imaginário Social e Educação) e também participa como pesquisadora do grupo Photographein. Integra a comissão permanente de formação continuada de professores da rede pública do município de Pelotas, através do Projeto sobre o Poder Escolar e é representante da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph), na Região Sul.

Lígia Carlos possui graduação em Ciências Sociais (1990) e mestrado em Educação (1995), ambos pela UFRGS, e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente, é professora adjunto da UFPel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada e docência universitária.