O bolsista de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, Fernando Wehrmeister, teve participação de destaque na programação científica do 8º Congresso da Associação Latino-Americana do Tórax (ALAT), que ocorreu de 5 a 7 de julho em Montevidéu, Uruguai.
Dentre 271 trabalhos de pesquisa, submetidos ao congresso por autores de quase todos os países ibero-latino-americanos e de alguns países da Europa e dos Estados Unidos, o comitê científico concedeu duas premiações a Wehrmeister: 1ª menção honrosa, pelo trabalho “Reversibilidad al broncodilatador no predice mortalidad: Estudio PLATINO”, e segunda menção honrosa, pelo trabalho “Trajetórias de atividade física e função pulmonar em adolescentes: coorte 1993, Pelotas”, ambas na área de Epidemiologia.
O artigo que investiga as relações entre atividade física e função pulmonar de adolescentes da Coorte de Nascimento de 1993 de Pelotas (RS) já havia rendido ao autor, em junho deste ano, o prêmio Young Scientist, da European Respiratory Society (ERS). Conferida a cientistas com menos de 35 anos e titulação de doutorado, a premiação da ERS visa a incentivar a apresentação do trabalho de Wehrmeister na programação científica do Congresso Anual da ERS, que ocorre de 1º a 5 de setembro, na cidade de Viena, Áustria.
Realizado com base na coleta de dados aos 11 e aos 15 anos da coorte de 1993, o trabalho premiado aponta que tornar-se ativo no lazer melhora o desempenho da função pulmonar de adolescentes, principalmente entre as meninas, quando comparados aos que não se tornaram ativos no período.