11º Encontro sobre o Poder Escolar inicia dia 16 de julho

12 de Julho de 2012

Promoção conjunta da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas, 5ª Coordenadoria Regional de Educação, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Conselho Municipal de Educação de Pelotas e 24º Núcleo do CPERS-Sindicato, o Encontro sobre o Poder Escolar reunirá 1.151 participantes para assistirem a apresentação de 144 experiências que serão trazidas por 247 professores da educação básica e pesquisadores em 41 Mesas de Apresentação de Experiências e pesquisas.

Os trabalhos estão organizados nos seguintes eixos:

EIXO 1 - DEMOCRATIZAÇÃO E GESTÃO: Experiências que evidenciem o envolvimento e a participação de todos os segmentos que compõem o processo educativo na definição dos rumos que a escola deve imprimir à educação.

EIXO 2 - ESCOLA E CONHECIMENTO: Experiências de práticas alternativas inovadoras, desenvolvidas por diferentes disciplinas e/ou projetos interdisciplinares, que visem mudança da realidade pedagógica e colaborem para a permanência e o sucesso escolar dos alunos.

EIXO 3 - ESCOLA E INCLUSÃO: Experiências que tenham o direito à diversidade, inclusão e igualdade como eixos orientadores da ação, das práticas pedagógicas, do projeto político-pedagógico e dos planos de estudos, porque são pautados pelo respeito às diferenças e contra todo e qualquer tipo de racismo, preconceito, discriminação e intolerância.

EIXO 4 - FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: Experiências que evidenciem ações concretas que a escola proporciona para o crescimento de seus profissionais, apontando os modos como se articula para envolver a todos neste processo.

Constam também da programação do evento cinco conferências. A conferência de abertura aborda a relação entre a sociedade e a educação no contexto sócio-político atual. Tema bastante amplo e pertinente que fica a cargo do professor titular na área de História Contemporânea da USP, Oswaldo Coggiola. Na segunda conferência, a professora Terezinha Rios da Faculdade de Educação da USP aborda o tema da avaliação sob a perspectiva da ética. A seguir, o professor David Rodrigues, da Universidade de Lisboa, desenvolve o tema dos diferentes olhares sobre a inclusão e os vínculos com a educação. Na quarta conferência, o professor Erasto Fortes Mendonça, da UNB, aborda o tema da gestão democrática, enfatizando a condição de política pública conquistada e o papel da comunidade escolar. Na última conferência, o professor Mariano Narodowski, da Universidad Tocuato Di Tella, da Argentina, discorre sobre as resistências às mudanças presentes nas escolas.

Um painel reúne as professoras Clarice Salete Traversini e Elizabete Burigo, da Faculdade de Educação da UFRGS, e a professora Clélia Brandão,da PUC/Goiás, e membro do Conselho Nacional de Educação, e propicia uma discussão sobre os desafios atuais da escolarização no Brasil e tendo como foco, respectivamente, o ensino fundamental, o ensino médio e a escola integral. Em outro painel estarão presentes representantes de equipes diretivas com o propósito de problematizar e socializar práticas de gestão escolar e dinâmicas democráticas no contexto das escolas.

A relação entre os Encontros sobre o Poder Escolar sobre e a formação docente será discutida em um diálogo com a professora Maria Antonieta Dall’Igna, uma das idealizadoras e integrante da comissão organizadora do evento desde seu início, quando será discutida, avaliada e problematizada a proposta dos Encontros e suas repercussões na formação docente e na constituição e manutenção da escola democrática na região.

Espera-se, no 11° Encontro sobre o Poder Escolar, avançar na concepção e no formato do evento. Contando com a participação dos profissionais da Educação na construção coletiva de seus projetos, fazendo com que a Escola se apodere de seus saberes e poderes e dê continuidade ao trabalho numa perspectiva de construir uma escola mais atuante, combatendo o individualismo, o consumismo e o imediatismo, na busca de uma sociedade livre de preconceitos, capaz de interferir na defesa do bem comum e com uma visão crítica que possa aglutinar os interesses coletivos.