Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Professor da Computação do CDTec participa de evento da Austrália

11 de Julho de 2012

O professor Luciano Volcan Agostini, da área de Computação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel) encontra-se em Melbourne, na Austrália, participando do ICME 2012 - IEEE International Conference on Multimedia & Expo (http://www.icme2012.org), que se realiza no período de 9 a 13 de jujlho. No evento, o professor estará apresentando dois trabalhos desenvolvidos no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel, ambos relacionados à área de codificação de vídeos digitais. Os artigos apresentados e seus respectivos autores são:

1) Motion Vectors Merging: Low Complexity Prediction Unit Decision Heuristic for the Inter Prediction of HEVC Encoders - Felipe Sampaio, Sergio Bampi, Mateus Grellert, Julio Mattos, Luciano Agostini

2) Spread and Iterative Search: A High Quality Motion Estimation Algorithm for High Definition Videos and Its VLSI Design - Gustavo Sanchez, Felipe Sampaio, Marcelo Porto, Sergio Bampi, Luciano Agostini

Segundo Agostini, a participação em eventos deste porte é importante para divulgar os trabalhos de qualidade desenvolvidos nesta área na UFPel e, deste modo, divulgar a própria instituição. “Além disso, ter a oportunidade de ter dois artigos publicados em evento com tamanha repercussão internacional é também importante para qualificar o nosso Programa de Pós-Graduação em Computação. Realmente me sinto orgulhoso em saber que dois dos quatro artigos brasileiros publicados no evento são da UFPel”, observa.

O ICME é um evento tradicional na área de computação e é considerado o principal evento mundial na área de multimídia. Em função de sua relevância, o ICME é avaliado como Qualis A1 pelo comitê da área de computação na Capes. Neste ano, o evento contou com 609 trabalhos submetidos, sendo que apenas 184 foram selecionados para publicação. O Brasil contou com apenas quatro artigos no evento, e dois deles são da UFPel.

Além do apoio da UFPel, que aprovou o afastamento do professor, ele também está recebendo apoio da Capes, através do pagamento da passagem e de diárias.

Seção: Notícias