Começa o projeto Biotecnologia Invade a Escola

5 de Julho de 2012

biotec.JPG biotec-2.JPG O curso de graduação em Biotecnologia da UFPel está realizando o projeto Biotecnologia Invade a Escola, na Escola Estadual Osmar da Rocha Grafulha. Com as atividades iniciadas na última segunda-feira (2), o projeto vai até o final do ano e a expectativa é dar continuidade em 2013. São 25 acadêmicos e quatro professores do curso envolvidos nas atividades.

As crianças da sexta série montaram um mural no corredor de acesso à escola, onde serão publicadas notícias referentes à ciência e à tecnologia. Junto com esse mural está o Baú de Livros que, segundo a coordenadora do projeto, professora Luciana Bicca Dode, serve para estimular a curiosidade das crianças. Os livros são de literatura infantil e abordam questões como o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente.

Para o segundo semestre, estão previstas novas ações, entre elas palestras de informação científica, que serão abertas à comunidade escolar. Além dessas, atividades programadas com as crianças, para que conheçam as ações biotecnológicas, estão no cronograma para a segunda metade do ano. Os objetivos do Biotecnologia Invade a Escola são a alfabetização e o letramento científico e tecnológico.

A professora Luciana também coordena outro projeto, o Mural G-Biotec, criado em 2010. Esse trabalho possui o espaço físico, onde, a cada mês, são postadas notícias referentes a um tema específico. Além disso, também são publicados eventos, sugestões de filmes relacionados ao assunto do mês e a mobilidade acadêmica. O Mural também possui o espaço virtual, que são as redes sociais e o blog. Esses espaços são utilizados para informar à comunidade. “Estamos tendo um bom resultado na utilização da internet, principalmente no facebook”, comentou Luciana.

Esse projeto também conta com o Mural em Ação, que são palestras mensais temáticas. A cada mês um palestrante é convidado a falar para os alunos sobre o tema escolhido. Para a coordenadora, o Mural G-Biotec aproxima os acadêmicos das áreas da biotecnologia.