Professor do Centro de Letras e Comunicação lança livro no RJ

4 de Julho de 2012

O livro A lição aproveitada – modernismo e cinema em Mário de Andrade, de autoria do professor João Manuel dos Santos Cunha, docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras e no Centro de Letras e Comunicação da UFPel será lançado no próximo dia 12 de julho no Rio de Janeiro, em evento acadêmico que integra o Encontro Nacional – ENANPOLL, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Ao mesmo tempo, a Editorial Ateliê anuncia que a obra estará disponível também em formato e-book.

Segundo a professora Tânia Franco Carvalhal, que assina o prefácio, “o livro retoma a orientação comparatista em uma perspectiva interdisciplinar, com base nos confrontos e nos contrastes, tendo em conta diferentes fatores e contextos culturais, que favorecem uma leitura ampla e contrastiva da qual emergem as analogias e diferenças entre os distintos modos e meios de expressão”.

“O autor nos seduz, ‘andradinamente’, com todas as informações hoje disponíveis sobre as relações do cinema com a literatura, o que fará deste livro leitura obrigatória tanto nos cursos de letras como nos de cinema”, registra o cineasta Nelson Pereira dos Santos, na apresentação da obra.

A sessão de lançamento ocorrerá no Solar do Jambeiro, edifício histórico do século XIX, próximo à Universidade Federal Fluminense, sede do Enampoll em 2012.