O Cineclube Zero 3 dá continuidade ao seu ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo exibindo, neste sábado (23) os filmes Manjoada (de Márcio Costa) e o Girimunho (de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr.). O primeiro, um curta-metragem que retrata os pescadores da Colônia Z3 e as problemáticas em torno da Lagoa dos Patos, quando afetados pela escassez do pescado, devido às alterações climáticas. O segundo filme, Girimunho oscila entre o documental e a ficção no sertão brasileiro para contar a história de Bastú, uma senhora que perde o marido Feliciano e busca nos sinais do dia a dia e em suas lembranças sentimentos que irão ajudá-la nessa transformação. Ao mesmo tempo, Maria carrega em seu tambor as tradições de seu povo. Duas senhoras no sertão mineiro fazendo o redemoinho da vida girar.
Devido a possível greve dos professores da UFPel e corte no horário de abertura do Centro de Artes, esta será a última sessão do mês e do semestre do cineclube, o qual espera retornar em agosto e em outro momento para dar sequência ao ciclo de cinema brasileiro e exibir dois filmes que não foram possíveis nesse mês: As Canções (de Eduardo Coutinho), Riscado (de Gustavo Pizzi) e o curta de O Livro de Regras de Beatriz, de Isadora Ebersol. O projeto ainda trará, no segundo semestre, mais produções como o premiadíssimo Uma Longa Viagem (de Lucia Murat) que conta com Caio Blat no elenco, e ainda Vou Rifar Meu Coração, documentário sobre as músicas bregas e em como elas se relacionam com a vida amorosa das pessoas.
A sessão dupla com Manjoada e Girimunho ocorre no dia 23, sábado, às 15h, no auditório do Centro de Artes com entrada gratuita. Haverá degustação de delícias da Garage Bakery e sorteio de uma revista Teorema - Crítica de Cinema. A retirada das senhas é a partir das 14h30min no saguão do Centro.