O professor Éverton Fagonde da Silva, presidente da Comissão de Ética em Experimentação Animal (CEEA/ UFPel) - www.ufpel.edu.br/ceea - participou, nos dias 13 e 14 de junho, do 1º Simpósio do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA) em Brasília. O evento foi realizado no Prédio do CNPq (Edifício Santos Dumont) e contou com a participação de 190 presidentes de CEUA/CEEA de instituições de ensino e pesquisa do país.
O CONCEA foi criado na Lei 11.794, de 08 de outubro de 2008, a qual é conhecida como Lei Arouca. É o órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e passou a ser o responsável por todas as discussões referentes a criação e uso de animais para propósitos científicos e didáticos no Brasil. A primeira atividade do CONCEA foi a criação do cadastro de todas as instituições brasileiras que criam ou utilizam animais para propósitos científicos ou didáticos, o CIUCA (Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais).
O intuito do simpósio foi discutir os primeiros anos da nova legislação sobre a experimentação animal, definir as diretrizes para os anos seguintes, bem como discutir os gargalos do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação identificados, quais sejam: a política nacional de produção de animais para propósitos científicos e didáticos, a política nacional para validação e estímulo à pesquisa de métodos alternativos no Brasil e a política nacional de formação de recursos humanos na área de bioterismo.