Sensibilização para a diversidade é tema de oficina para professores da UFPel

15 de Junho de 2012

Nesta sexta-feira(15), nos turnos da tarde e da noite, professores da Universidade Federal de Pelotas que integram o Programa de Formação/Integração do Professor Ingressante à Cultura Acadêmica da UFPel participam da Oficina Integrada de Arte “Sensibilização para a Diversidade”, que será ministrada pela professora Sonia Lopez – Buenos Aires/Argentina.

A realização da oficina é uma parceria do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência do Centro de Artes (Programa Interdisciplinar e Transversal de Artes: qualificações artístico-pedagógicas em Dança, Música e Teatro) com a Pró-Reitoria de Graduação. No dia de ontem, a oficina foi dirigida aos professores de arte da rede pública municipal de ensino e aos alunos das licenciaturas em Dança, Música e Teatro da UFPel.

A atividade será realizada na Sala de Dança do Colégio Municipal Pelotense, em dois horários: turma da tarde das 14h às 17h e turma da noite das 19h às 22h. São 60 professores participantes no total, sendo 30 cada turma/turno.

Proposta da Oficina:

A oficina “Sensibilização para a Diversidade”, ministrada pela professora Sonia Lopez (Buenos Aires/Argentina), discípula da bailarina e coreógrafa argentina María Fux, prevê a utilização de ferramentas artísticas e criativas que podem ser utilizadas em diferentes áreas profissionais. A base do trabalho é a “Dançaterapia” que, aplicada ao desenvolvimento humano a partir do uso criativo e preventivo do movimento, busca contemplar a integração psicofísica do indivíduo num processo de transformação e crescimento, favorecendo a expressão e a comunicação. O foco está direcionado para a “escuta do corpo”, em que o sujeito é estimulado a desenvolver potencialidades expressivas com o movimento e compreender/sentir este corpo como fonte e veículo da vida afetiva, dos estados de ânimo, sensações físicas e emocionais, contribuindo para a percepção sobre a singularidade e diversidade de cada pessoa. O objetivo do trabalho direciona-se, ainda, para a promoção de mudanças no sistema de vida, (modificando comportamentos e detectando habilidades e talentos particulares, no sentido de primar pela saúde física e mental do docente) e promoção de condições fundamentais para preservar a unidade psicofísica e prevenir consequências negativas sobre seu desempenho, impactando sobre seu trabalho e suas atividades junto à instituição educativa e à população com a qual o professor atua. Os docentes participantes da oficina entrarão em contato com estratégias didático-criativas que lhes ajudarão a incorporar novas técnicas expressivo-comunicativas, integrando a diferentes capacidades pedagógicas e contribuindo com sua formação corporal, emocional e mental, que será transmitida nas relações de ensino-aprendizagem com seus alunos. A atividade, com duração total de três horas, contará com dois momentos, sendo o primeiro com vivências práticas, e o segundo com uma vivência teórico-reflexiva, dividindo-se em três unidades temáticas:

1) Tempo/ espaço;

2) Expressão/ comunicação/ socialização;

3) Prevenção.

Esta oficina sintetiza um trabalho focado na constituição de ferramentas fundamentais para conquistar uma ressignificação das potencialidades e o desenvolvimento da autoestima do sujeito-professor, condições imprescindíveis para prevenir situações de vulnerabilidade e lograr a segurança e o bem-estar docente. O trabalho é aberto, não estabelecendo pré-requisitos ou restrições, uma vez que a proposta é justamente problematizar, na teoria e na prática, as diferentes dimensões da diversidade, presenciada no cotidiano dos professores, indistintamente.

Maiores informações podem ser obtidas no Blog do Programa Prodocência do Centro de Artes da UFPel: http://prodocenciacaufpel.wordpress.com/