O Grupo Tatá, Núcleo de Dança e Teatro, apresenta no dia 15, sexta-feira, às 21h, o espetáculo “Tatá Dança Simões”, no Clube Ficahí, em comemoração aos 200 Anos de Pelotas, com entrada franca. O espetáculo será uma oportunidade de unir um dos grupos referência de Dança-Teatro no RS com o histórico Clube Ficahí, para contar os textos de João Simões Lopes Neto.
Conforme os membros do Grupo, o processo de criação de Tatá Dança Simões, ao investigar as “raízes” de Pelotas, mediado por Simões Lopes Neto, foi parar na senzala. “O Tatá conta, então, a sua versão, do que conseguiu reconstituir, no seu modo de reconstituir. Busca resgatar o vazio, a falta de sentido para a vida enfrentada por grande parte da população desta cidade. A este sentimento até então não experimentado, nomearam banzo. Entre outras coisas, o Tatá quer falar do banzo, quer traduzir, nos corpos em cena, a força, a dor e o vazio da palavra escravidão”, afirmam.
Para o Grupo, mesmo não tendo este objetivo no início de sua montagem, o espetáculo desconstrói o arquétipo do gaúcho para encontrar o ser humano que está por trás dele. “Quem é este homem do extremo sul? A cultura e os sujeitos emanam da troca de experiências reunidas no cotidiano pelo nativo, pelo escravizado e o colono”, observam.
Baseada na obra de Simões Lopes, a encenação trata de lendas, do folclore e da cultura gaucha. Além disso, retrata os anseios, angústias e variados sentimentos humanos, por meio da tradução poética destes textos no corpo contemporâneo de atores-bailarinos.
O Grupo
Em quatro anos de existência, o grupo Tatá tem realizado um projeto consistente de formação de público e de educação estética junto às escolas de Pelotas. No ano passado, em função deste trabalho, foi ganhador do Procultura, prêmio de Fomento do Município.
Neste ano, o programa desenvolvido pelo grupo Tatá, foi contemplado pelo edital PROEXT, do Ministério da Educação, financiamento que permite a ampliação do projeto e contribuição com o desenvolvimento cultural da região. Para tanto, está levando a diversas cidades, oficinas de capacitação de professores na área da dança, assim como em apresentações do espetáculo para escolas e para a comunidade.
Ficha Técnica:
Concepção Coreográfica e direção: Maria Falkembach
Intérpretes-criadores:
Allan Leite
Allan Moscon Zamperini
Alexandra Latuada
Ana Teresa Souza
Andressa Bitencourt
Arthur Malaspina Jr.
Cleverson Reis
Denise dos Anjos
Denilson Cáceres
Flávio de Lima
Francesco D’Avila
Gessi de Almeida Könzgen
Higor Alencaragão
Jainne Ladeira
Letícia Lupinacci
Monique Carvalho
Nany Campos
Trilha Sonora: Colagem musical de composições de Leandro Maia, Paulinho Cardoso, Luciano Maia, Barbosa Lessa, Alejandro Massioti e Palacatum.
Figurino: Marcelo Silva
Iluminação: Daniel furtado
Cenário: Chico Machado
Produção Executiva: Tatá Núcleo de Dança-Teatro
Programa de extensão do curso de Licenciatura em Dança/UFPEL
Serviço:
Tatá Dança Simões
Quando: 15 de junho, sexta-feira
Às: 21 hs
Onde: Clube Ficahí - Rua Marechal Deodoro, 368
Quanto: entrada franca
Visite o blog:
http://www.grupotata.blogspot.com.br/
Entre em Contato:
grupotata@gmail.com