Equipe do LEPAARQ-UFPel participa de escavação arqueológica no Uruguai

13 de Junho de 2012

mapa.pngUma equipe de seis alunos do curso de bacharelado em Antropologia/Arqueologia, bacharelado em História e mestrado em Antropologia da UFPEL, que atuam como estagiários e pesquisadores no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da UFPel (LEPAARQ), juntamente com o professor Rafael Guedes Milheira, irá participar, entre os dias 17 e 30 de junho de uma escavação arqueológica no Departamento de Salto - Uruguai. A equipe da UFPel irá integrar-se a um time de pesquisadores do Museo de Arqueología y Ciencias Naturales de Salto, no desenvolvimento do “Proyecto Mataojo, Uruguay”, sob coordenação dos arqueólogos professor Rafael Suárez e Mario Trindade.

A escavação arqueológica ocorrerá no sítio Zanja del Tigre I. Este sítio caracteriza-se como um abrigo sob-rocha ocupado pelas primeiras populações humanas da região platina, com datações que giram em torno de 9700 anos antes do presente. Trata-se, portanto, de um contexto arqueológico “recheado de história”, onde também se encontram cavernas e abrigos sob-rocha com ocupações antigas, e gravuras rupestres. Nos sítios arqueológicos são encontrados artefatos líticos (instrumentos feitos em rocha), como pontas de projétil, artefatos bifaciais e unifaciais, além de lascas e núcleos em matérias-primas como ágata, calcedônia e arenito silicificado.

Além de servir como uma experiência internacional de pesquisa à equipe, a missão arqueológica da UFPel tem como objetivo também a criação de parcerias interinstitucionais, que abrirão portas para os nossos alunos participarem futuramente de outras atividades de pesquisa, fortalecendo intercâmbios, concretizando a área de antropologia e arqueologia na UFPel e enriquecendo a experiência dos alunos.

Na ilustração, mapa com a localização do sítio arqueológico Zanja Del Tigre I e artefatos líticos coletados em escavação arqueológica. Retirado de: SUÁREZ, R.; LEIGH, D.; TRINDADE, M. First Early Human Occupations in Caves and Rockshelters in Uruguay and Diverse Landscapes Utilized by Early South Americans. Current Research in the Pleistocene, 2011. pp. 125-127. Texas University A&M Press.