UFPel lança Programa de Bom Uso Energético

11 de Junho de 2012

mv7967.JPG A UFPel lançou oficialmente, nesta segunda-feira (11), o Programa de Bom Uso Energético (Proben) que tem por objetivo a promoção do uso racional da energia elétrica, tratando-a com responsabilidade e sem desperdícios.

Com a presença de representantes da CEEE e da Eletrobrás, o coordenador do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE), professor Antônio César Silveira Baptista, deu início a cerimônia de lançamento oficial do Proben. O professor fez uma apresentação, mostrando as ações e resultados obtidos desde o início do Programa que existe desde 2006 como projeto de ensino da Universidade. “Em 2012 a UFPel institucionalizou o Projeto como Programa”.

De acordo com Antônio César, o Programa tem o controle total dos 68 pontos de consumo da UFPel que estão passando por revisão de contrato, fato que já gerou uma economia de R$ 63 mil para a Universidade. Outra ação que já mostra bons resultados é a correção de fator de potência nas unidades, o trabalho, desenvolvido pelos técnicos do Proben, já economizou R$ 271 mil.

Outras ações também visam à economia dos gastos e vem apresentando uma melhora inclusive na qualidade dos ambientes, como por exemplo a eficientização do sistema de iluminação, calcula-se que, nas salas que já passaram por intervenção do Proben, a economia de energia chegou a 87% sendo que, a iluminação ficou melhor que a que existia anteriormente. A eficientização do sistema de ar condicionado tem como pontapé inicial a exigência do selo “A” de economia de energia nas licitações de novos aparelhos.

De acordo com o professor, a Universidade já economizou ao todo mais de R$ 1 milhão, quase o dobro do estimado no início do projeto. A previsão de economia para quando o Programa estiver totalmente instalado é de R$ 800 mil por ano. “A ideia é reinvestir essa economia no próprio programa e em benefício das unidades acadêmicas, estamos procurando uma maneira de fazer isso, tendo em vista que várias unidades emprestam os seus espaços para outras”, disse.

Entre as outras iniciativas do Proben, ganha destaque a orientação na elaboração dos novos projetos arquitetônicos da Universidade e a implantação de um Programa de conscientização para a comunidade acadêmica buscando a mudança de hábito do usuário para o consumo consciente através de várias ações educativas.