Biotecnologia/UFPel recebe prêmio da Capes de melhores teses do País

11 de Junho de 2012

Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi selecionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para receber o Prêmio Capes de Teses 2011.

O Prêmio Capes de Tese tem com o objetivo outorgar distinção às melhores teses de doutorado em cada uma das 48 áreas de avaliação, defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.

A tese premiada, na área de Biotecnologia, tem como título “Produção de antígenos de Leptospira interrogans em Pichia pastoris e avaliação do potencial imunoprotetor contra leptospirose”, e foi defendida no ano de 2010 pela bióloga Daiane Drawanz Hartwig, sob orientação do professor Odir Antônio Dellagostin e coorientação de Fabiana Kömmling Seixas.

O trabalho de pesquisa da Daiane Hartwig representa um avanço no desenvolvimento de uma nova vacina contra leptospirose, doença que afeta tanto humanos quanto animais. Os resultados foram publicados em dois artigos científicos em revistas de alto impacto, e a tecnologia desenvolvida foi protegida através de um pedido de patente depositado pela UFPel no início deste ano. Atualmente, Daiane é bolsista de Pós-Doutorado no Laboratório de Vacinologia do Núcleo de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel), sob orientação do professor Odir Dellagostin.

Pesquisas com vacina para leptospirose iniciaram na Biotecnologia em 2003, através de uma parceria com a Fiocruz. Nestes quase 10 anos de trabalho, foi possível realizar a formação de vários mestres e doutores, bem como a publicação de mais de 20 artigos científicos e o depósito de três patentes. “Esta premiação é mais um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido no PPGB, e é motivo de muito orgulho para todos nós” comenta Dellagostin.

Premiações

As teses vencedoras serão beneficiadas com certificado ao orientador, aos coorientadores e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; e bolsa de até três anos para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional para o autor da tese, ou de um ano de estágio pós-doutoral fora do país, em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.