11º Encontro sobre o Poder Escolar ocorre de 16 a 19 de julho

5 de Junho de 2012

Nos dias 16 a 19 de julho ocorre, em Pelotas, o 11º Encontro Sobre o Poder Escolar. O evento é realizado desde 2001 e é organizado por sete instituições: Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas, 5ª Coordenadoria Regional de Educação, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Conselho Municipal de Educação de Pelotas e 24º Núcleo do CPERS-Sindicato.

O encontro objetiva contribuir para a valorização dos profissionais da educação ao dar vez e voz aos seus saberes e fazeres e, ainda, reunir universidades e escolas de educação básica, aproximando o saber acadêmico e os saberes da experiência, visando à qualificação desses. A proposta está fundamentada em três direções: a primeira, que os professores produzam os saberes da experiência; a segunda, que os professores aprendam na troca de experiências, no encontro, na discussão coletiva e no trabalho colaborativo e; a terceira, que o exercício da reflexão crítica qualifique as práticas escolares.

O evento conta com mesas de apresentação de experiências, em que serão expostos os trabalhos feitos por grupos escolares, conferências, painéis e atividades paralelas. As mesas de apresentação de experiências são os trabalhos que cada escola realizou. Todas as escolas que tiverem interesse em dividir as suas experiências podem montar grupos e enviar seus trabalhos. Para este ano, as inscrições já estão encerradas. Serão apresentadas 157 experiências.

Até 2010 os encontros eram anuais, com a necessidade de mais tempo para desenvolver as práticas e os projetos pedagógicos nas escolas. Agora são bianuais, em anos pares.  Uma das razões disso foi desafiar os grupos de escolas a aperfeiçoarem seus projetos para o Encontro. Outra foi incentivar a prática coletiva e a troca de experiências entre os professores e entre as escolas.