Com o objetivo de estreitar e fortalecer os sentimentos de identidade nas crianças, despertando-as para que reconheçam, no seu bairro e na sua cidade a importância da conservação e manutenção do patrimônio cultural e natural, o Curso de Bacharelado em Turismo desenvolve projetos de educação patrimonial nas escolas públicas de Pelotas, especificamente nas turmas de 4º ano que é o período em que estudam a história de Pelotas.
Coordenados por Carmen Maria Nunes da Rosa, os acadêmicos realizam a primeira etapa de um processo educacional que consiste na elaboração jogos lúdicos temáticos, através do projeto Ludoteca do Turismo, e os aplicam em oficinas de educação patrimonial através de visitas nas escolas por outro projeto – Turismo, Educação e Cidadania, e por último realizam uma visita pedagógica no Centro Histórico de Pelotas - projeto Turismo e Educação Patrimonial.
No dia 31 de maio, concluiu-se esse processo na Escola Municipal Frederico Ozanan e outras estão em andamento. Através das avaliações feitas com as crianças, percebe-se a ótima aceitação das ações realizadas por esses projetos de extensão, que também proporcionam aos acadêmicos uma troca de aprendizado junto à comunidade escolar.