Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais capacita pequenos empreendedores

1 de Junho de 2012

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UFPel está com projeto de extensão para capacitação de pequenos empreendedores e empresários. Na oportunidade, serão ofertados quatro cursos: Micro Empreendedor Individual e Empreendedorismo, Administração Financeira para Micro e Pequenas Empresas, Finanças e Custos para Empreendedores e Contabilidade para não Contadores. Os cursos têm carga horária de 20 horas e serão desenvolvidos pelas professoras Juliana Froner de Oliveira e Luciana Nunes Ferreira.

As inscrições para o primeiro curso podem ser feitas junto ao CST em Processos Gerenciais, sala 420, 4º andar, do Campus Porto da UFPel nos dias 05 e 06 de junho próximos, no horário das 16:00 às 18:30 horas. As aulas iniciam na segunda quinzena de junho no turno da manhã. O valor da inscrição é de R$ 25,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3921.1329 ou pelo e-mail cstpg@ufpel.edu.br. Conforme Juliana Froner, o curso de Micro Empreendedor Individual e Empreendedorismo pretende fomentar o empreendedorismo e trazer a importância da formalidade, assim como a importância de estar vinculado à previdência social, emissão de notas fiscais e ainda geração de emprego com taxas expressivamente reduzidas.

Em se tratando do empreendedorismo, saber elaborar um plano de negócios é essencial. Já o curso de Finanças e Custos para Empreendedores visa capacitar o empreendedor a analisar as informações contábeis e financeiras. Para a professora, isso pode auxiliar nos processos decisórios da empresa, contribuindo com a sustentabilidade do negócio.

Para a professora Luciana, que vai conduzir outros dois cursos, as finanças para Micro e Pequenas empresas tem por objetivo aperfeiçoar os conhecimentos na área, assim como possibilitar aos pequenos empresários uma administração mais eficaz de seu negócio. O Curso de Contabilidade para não contadores, por sua vez, explica a professora, objetiva a conhecimento na área contábil para quem não domina a área, mas que pretende iniciar uma empresa e necessita se relacionar com as rotinas contábeis. O curso também visa demonstrar a importância e funcionalidade da contabilidade em um negócio.

A Coordenadora do CST em Processos Gerenciais, Profa. Simone Mello, que também faz parte do projeto, salienta que os cursos se destinam a pessoas que querem iniciar um pequeno negócio, sair da informalidade e mesmo otimizar suas funções como micro empresário. Conhecer o MEI, por exemplo, contribuiu para o micro empreendedor saber claramente seus direitos sociais, assim como os valores de taxas para abertura da sua empresa. Muitas pessoas se assustam com a documentação para abertura de um negócio, querem fazer uma pesquisa para saber sobre a viabilidade de abrir de um novo empreendimento, e os cursos visam justamente isso, deixar estas questões mais claras para os interessados.

Seção: Notícias