O Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento da UFPel foi avaliado pelo MEC e obteve nota 4 no processo. A avaliação ocorreu entre os dias 14 e 16 de maio último e envolveu as várias dimensões de avaliação seguindo instrumento particular do MEC.
A nota final da avaliação (4) aprova o projeto e a construção do CST em Geoprocessamento e permite a continuidade dos esforços de fazer desse curso um dos melhores do sul do Brasil.
O Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento na UFPel foi criado com o objetivo de preencher a carência de utilização do meio cartográfico georreferenciado para desenvolvimento de empreendimentos urbanos e rurais e, em especial, no auxílio da gestão de recursos naturais.
O curso se constitui em uma possibilidade de estudos, pesquisa e extensão complementar às demais áreas já existentes, como, por exemplo, agronomia, arqueologia, arquitetura, engenharia agrícola, engenharia de petróleo, engenharia civil, engenharia geológica, engenharia hídrica, engenharia sanitária e ambiental, geografia, saúde (epidemiologia), entre outras áreas do conhecimento.