Seminário da UFPel debate a complexidade das fronteiras

22 de Maio de 2012

fronteiras.JPG Com o objetivo de estimular a discussão sobre temas envolvendo a complexidade da fronteira, o Centro de Integração do Mercosul e o Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel promovem, ao longo desta terça-feira(22), no auditório Simon Bolívar, o seminário A fronteira em debate. O evento, coordenado pelo professor Maurício Pinto da Silva, conta com representantes da UFPel, UFRGS e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e também com a presença da observadora internacional da Agência Espanhola de Cooperação, Virgínia Martinez Curtis.

Na abertura do seminário, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim/UFPel, professor Manoel de Souza Maia, destacou a importância das áreas de fronteira. “Antigamente, por representar a maior concentração de armas e de defesas para a proteção territorial e cidadã, a região de fronteira criou um estigma que afastou os povos, construindo identidades próprias”, afirmou Maia. Segundo ele, essa realidade pertence ao passado, pois, ao caírem as barreiras, os idiomas e culturas se integraram. “As cercas estão virando pontes”, observou.

De sua parte, a observadora Virgínia Martinez disse que a agência de cooperação espanhola está atenta às experiências de integração fronteiriça no âmbito do Mercosul, muitas das quais lideradas pela UFPel. Ela lembrou que a Universidade possui, em conjunto com o Fórum Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), um projeto de governança fronteiriça, que objetiva capacitar os governos na redação de projetos de integração regional.

fronteiras-2.JPG A conferência de abertura foi proferida pelo reitor da UFPel, professor Antonio Cesar Gonçalves Borges, que discorreu sobre o papel da Universidade na Fronteira do Mercosul. Ele descreveu as ações da instituição na fronteira Brasil-Uruguai, que iniciaram em 1994, com o tratado binacional de gestão da Lagoa Mirim e consequente criação da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM). Na esteira dessa iniciativa, vieram a criação do Centro de Integração do Mercosul, a instituição da Unipampa e a recente criação do Núcleo de Estudos Fronteiriços, na fronteira Livramento/Rivera.

Os projetos da UFPel citados por Cesar Borges privilegiam a maior aproximação das cidades gêmeas, questões de segurança – especialmente relacionadas a armas e drogas –, a hidrovia do Mercosul, a criação de uma escola binacional de conservação e restauro, a criação do Mercosul Multicultural, a instituição das Unidades Fronteiriças de Saúde, o curso de Hotelaria do Mercosul, entre outros temas, ligados às áreas acadêmica, social e econômica.

Na palestra “O uso do modal hidroviário para o transporte de arroz através da Lagoa Mirim na fronteira Brasil-Uruguai”, a professora Raquel da Fonseca Holz, coordenadora do curso de tecnólogo em Transportes Terrestres, do polo da UFPel em Eldorado do Sul, evidenciou a ampla viabilidade de utilização dos cerca de 900 quilômetros de rios navegáveis disponíveis na região para o transporte de cargas.

Fechou a programação da manhã a palestra  Afro-brasileiros e Afro-uruguaios: integração étnica na fronteira Aceguá/BR-Acegua/UY, com a professora Francine Joseph (UFPel), tendo como moderadora a  professora Maria de Fátima Bento Ribeiro (UFPel).

Para a tarde, estão programadas as seguintes conferências:

Marcas da integração fronteiriça: da mídia local para o espaço global
Profa. Karla Muller – Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação/PPGCOM da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS
Moderadora: Profa. Renata Azevedo Requião – Centro de Artes da UFPel.

ICARO – Interdisciplinaridade, Crítica ao Autoritarismo, Regionalidade e Oralidade - O Linear nos Estudos Literários
Prof. Uruguay Cortazzo Gonzalez – Centro de Letras e Comunicação/UFPel
Moderador: Prof. João Luis Pereira Ourique – Centro de Letras e Comunicação/UFPel.

Territorialidades na fronteira Santana do Livramento, no Brasil e Rivera, Uruguai
Profa. Marta Gomes Lucena – Núcleo de Pesquisa em Ruralidades CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Moderador(a): Prof. Sidney Gonçalves Vieira – Instituto de Ciências Humanas da UFPel.

A programação será encerrada com o lançamento do livro -“A Condição Social Fronteiriça Brasil-Uruguai no Mercosul” de autoria de Marta Gomes Lucena – quinto volume da Série Fronteiras da Integração do Centro de Integração do Mercosul.