Curso de Turismo da UFPel realiza aulas práticas em visita a cinco parques do RS

21 de Maio de 2012

12.JPG 21.JPG Nos dias 16, 17 e 18 de maio, um grupo de 34 alunos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel realizou visita técnica às regiões turísticas da Serra Gaúcha e Região Metropolitana, sob coordenação dos professores Laura Rudzewicz e Fabiano Milano Fritzen.

31.JPG Na ocasião, os alunos matriculados nas disciplinas de Turismo e Lazer (5º semestre) e Turismo e Impacto Ambiental (7º semestre) do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, tiveram a oportunidade de visitar cinco parques nos municípios de Canela, Cambará do Sul e Viamão.

42.JPG Os alunos foram incentivados à observação acerca da gestão turística de cinco das principais áreas naturais protegidas do estado do Rio Grande do Sul e foram estimulados em relação ao aprimoramento acadêmico a partir da prática dos conhecimentos trabalhados ao longo do semestre letivo. Nestes locais, o grupo realizou as seguintes tarefas: trilhas interpretativas, visitas guiadas, observação dos centros de visitantes, além da participação em palestras.

51.JPG Em cada um dos parques visitados, o grupo teve a oportunidade de intercambiar conhecimentos e informações com agentes do turismo local, como condutores de turismo, agências receptivas, técnicos ambientais, administradores de parques, turistas, empresários de pousadas e restaurantes. Na avaliação dos organizadores, essas vivências foram de grande relevância para o aprendizado discente e docente, fortalecendo a discussão sobre as potencialidades e desafios na integração entre conservação ambiental e uso turístico dos ambientes naturais.

ANEXOS:
1 – Visita do grupo do Curso de Turismo/UFPel ao Ecoparque Sperry, Canela
2 – Realização de trilha guiada no Ecoparque Sperry, Canela
3 – Diálogo entre condutores de turismo e alunos do Curso de Turismo/UFPel no Parque Nacional da Serra Geral, Cambará do Sul
4 – Visita guiada no Parque Nacional Aparados da Serra, Cambará do Sul
5 – Palestra no Centro de Visitantes do Parque Estadual de Itapuã, Viamão