Prédio histórico abriga novo campus do ICH

19 de Maio de 2012

img_9887.jpg O histórico prédio do antigo Colégio Salles Goulart, que também sediou o Colégio Pelotense, na esquina da Félix da Cunha com a Tiradentes, passa, a partir desta segunda-feira(21), a sediar mais um campus do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel. Os principais usuários do prédio serão os cerca de 470 alunos dos cursos de Geografia, que até a sexta-feira(18) tinham aulas em salas do Colégio Gonzaga.

Outros cursos de graduação e de pós-graduação do ICH também utilizarão o prédio, alugado pela UFPel, durante o dia, já que a Geografia funciona à noite. Totalmente reformado e modernizado, o prédio disponibiliza hoje 11 salas de aula, três secretarias e dois laboratórios.

img_9866.jpg O reitor Cesar Borges, o vice-reitor Manoel Moraes, o diretor do ICH, Sidney Vieira, e a vice-diretora do Instituto, Lorena Gill, estiveram presentes aos atos de inauguração e descerraram placa comemorativa ao evento, ocorrido no começo da noite da sexta-feira(18) e prestigiado por grande número de servidores, docentes e acadêmicos da Universidade.

O reitor da UFPel, durante sua fala na inauguração, lembrou que aquele é um solo histórico, inserido numa região histórica da cidade. Recordou que por duas vezes o imperador Dom Pedro II instalou-se no casarão, em 1846.

Ressaltando que o prédio é uma habitação temporária para parte do ICH, e sublinhando que sua gestão cumpre as promessas feitas à comunidade universitária, Borges disse que o novo campus único do Instituto, hoje espalhado em seis endereços diferentes na cidade, terá o começo de suas obras em 2013, junto ao campus das engenharias, na rua Conde de Porto Alegre.

Em sua fala, o reitor registrou o crescimento da Universidade, que hoje é três vezes maior do que era, a participação da UFPel na criação da Unipampa e as expressivas expansões nos ensinos de graduação e de pós-graduação da Instituição nos últimos anos.

Borges informou que a restauração do Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório estará concluída em setembro, prédio que abrigará, entre outras atividades, o Museu do Doce. Disse também que a UFPel deverá instalar, ainda em 2012, o Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos, fruto, em grande parte, das ações de intercâmbio promovidas com universidades da Palestina.

Demanda atendida

Para o diretor do ICH, a inauguração atende a uma das principais demandas da unidade, espaço físico, e que a unidade territorial do Instituto é compromisso de sua administração. “Hoje estamos fragmentados no aspecto físico, mas não no político ou no administrativo”, garantiu Sidney Vieira. O Instituto tem hoje mais de 1,5 mil alunos. Ele classificou o novo campus como um espaço privilegiado para salas de aula e recordou que no histórico casarão serão realizados também eventos acadêmicos diversos.