Temporadas ‘Núcleo de Teatro’ nas Unidades segue com programação

16 de Maio de 2012

margem-periferica-cartaz-a31.JPG Segue a primeira temporada do projeto Temporadas “Núcleo de Teatro” nas unidades. O projeto é parte do programa do Núcleo de Teatro da UFPel e tem como objetivo principal levar espetáculos teatrais para as unidades acadêmicas da Universidade.

Nessa primeira temporada, o Núcleo de Teatro da UFPel vai apresentar o espetáculo-aula intitulado “Margem Periférica”, nos seguintes dias e horários:

Dia Unidade Horário da apresentação
17 de maio Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel 13h
22 de maio Faculdade de Direito 11h
23 de maio Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia 17h
25 de maio Faculdade de Medicina 17h
29 de maio Faculdade de Nutrição 17h
01 de junho Instituto de Biologia 17h
04 de junho Instituto de Ciências Humanas 20h
06 de junho Faculdade de Veterinária 17h

O espetáculo “Margem Periférica” cumpre um duplo objetivo: proporcionar uma experiência estética para estudantes da UFPel (público-alvo do Núcleo de Teatro) e, concomitantemente, ampliar o conhecimento sobre a linguagem teatral para quem assiste ao espetáculo.

O título remete ao elemento mais importante do fazer teatral: a periferia dos seus dois polos fundamentais. Isso quer dizer que o teatro é configurado quando duas instâncias em margens opostas se posicionam uma frente à outra. O que ocorre entre as margens (a dos atores e a dos espectadores) é o que chamamos de teatralidade e, consequentemente, de acontecimento teatral.

O espetáculo, diante disso, pretende contribuir para que os acadêmicos entendam parte do processo de configuração do teatro, que é um primeiro passo para a formação de espectadores-fruidores, ou dito de outro modo, de espectadores ativos, interpretantes, etc.

Integram o espetáculo como intérpretes: Carlos Eduardo Perola, Elias Pintanel, Giovanna Hernandes e Mauricio Rodrigues. A coordenação do projeto é de Adriano Moraes.

O espetáculo-aula Margem Periférica tem entrada gratuita para toda a comunidade acadêmica e é aberto também a comunidade de Pelotas e região.

Mais informações podem ser obtidas no nosso blog: http://nucleoteatroufpel.blogspot.com