Pesquisadora portuguesa ministra curso sobre proteômica na Faem

15 de Maio de 2012

Está ocorrendo desta terça(15) até a quinta-feira curso sobre introdução à proteômica para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel, ministrado pela pesquisadora Leonor De Castro Esteves Guerra Guimarães, do Instituto de Investigação Cientifica Tropical (IICT), Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC) de Portugal. A pesquisadora portuguesa, além de ministrar o curso, tem previstas as seguintes atividades:

- Palestra de apresentação do Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro para todos os integrantes do Departamento de Fitossanidade.

- Reunião com os professores e alunos do Departamento a fim de conhecer as linhas de pesquisa que estão sendo desenvolvidas para viabilizar a possibilidade de estabelecer colaboração entre as instituições.

- Visita aos laboratórios e estufas da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e da Embrapa Clima Temperado e da Embrapa Uva e Vinho.

A proteômica tem sido adotada para estudo de determinadas patologias por elucidar uma rede completa de proteínas em uma determinada célula ou tecido.