Pesquisa avaliará confiança da população na previsão do tempo

15 de Maio de 2012

O índice de acerto na previsão do tempo de até três dias é de aproximadamente 95 por cento. Porém, uma grande parcela da população ainda não possui confiança nesse serviço. O projeto de extensão “Criação e preenchimento de banco de dados dos perfis de usuários dos produtos disponibilizados pelo CPPMET e elaboração de relatórios periódicos”, sob coordenação do professor Glauber Lopes Mariano, da Faculdade de Meteorologia da UFPel, tem entre seus objetivos pesquisar a inserção do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMET) na comunidade pelotense, através de aplicação de questionário à população local, por meio da internet.

A aplicação do questionário pretende descobrir o grau de confiança na previsão do tempo dos moradores de Pelotas e divulgar os diversos produtos que o CPPMET disponibiliza para o município e para o Rio Grande do Sul. O projeto conta com a participação do professor Mateus Teixeira, servidores do CPPMET e de dez alunos de graduação, sendo dois bolsistas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Serão aplicados aproximadamente mil questionários por mês, até novembro. Com os resultados obtidos, os participantes do projeto pretendem melhorar o modo de divulgação dos produtos do CPPMET, com o intuito de alcançar uma parcela maior da população. O endereço do Centro de Pesquisas Meteorológicas é cppmet.ufpel.edu.br.