O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGE/UFPel) realiza processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado Profissional em Saúde Pública Baseada em Evidências, financiado pelo Ministério da Saúde em cooperação técnica com a Universidade.
O processo de seleção consiste em prova escrita, avaliação de currículo e entrevista. As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio, na Secretaria do PPGE (rua Marechal Deodoro, 1160, 3º piso, Pelotas, RS, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O Mestrado Profissional em Epidemiologia está voltado para os profissionais da rede pública de saúde - que trabalhem nas unidades ligadas ao Ministério da Saúde e às Secretarias de Saúde estaduais ou municipais das regiões Sul e Sudeste – e aos funcionários da UFPel graduados em saúde que atuem nas unidades do sistema de saúde da universidade.
O objetivo do curso é qualificar a atuação desses profissionais, oferecendo um programa de estudos em pós-graduação com foco sobre o desempenho profissional de alto nível. A proposta é formar pessoas capazes de identificar os problemas da prática da profissão, de analisar dados dos serviços de saúde e de propor medidas viáveis que melhorem o atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para atender a essa proposta, o formato do mestrado está organizado de modo a que o aluno estabeleça a relação entre o aprendizado de teorias e técnicas diretamente com as descobertas e preocupações do trabalho prático. Os discentes devem utilizar dados coletados nas próprias áreas de atuação profissional, a fim de tornar a utilização prática da pesquisa mais imediata.
Informações adicionais sobre o Mestrado Profissional e o processo seletivo de 2012 podem ser obtidas na página do curso na internet (http://www.epidemio-ufpel.org.br/site/content/mestrado_profissional/index.php) ou na secretaria do PPGE (telefone 53 3284 1300; email secretaria.ppge@gmail.com).