UFPel firma acordo com Organização Internacional de Artes Populares

11 de Maio de 2012

img_9515.jpg A UFPel, através do Núcleo de Folclore (Nufolk), firmou acordo de cooperação com a Organização Internacional de Artes Populares (IOV) que mantém relações oficiais com a UNESCO e que visa a proteção de todas as manifestações culturais apoiadas por essa entidade. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (11) em uma das salas da antiga AABB que será utilizada para o desenvolvimento dos projetos que a parceria promoverá.

Assinaram o acordo o reitor da UFPel, Cesar Borges, a presidente do IOV Brasil, Terezinha Pasqualini Miquilin, o coordenador do Nufolk, Thiago Amorim e o diretor do Departamento de Arte e Cultura da UFPel, professor José Luiz de Pellegrin. As bases gerais do acordo visam a valorização, a promoção, o intercâmbio e a difusão do folclore e das artes populares entre as duas instituições, resultando na organização de eventos, estabelecimento de parcerias em ações de pesquisa e a promoção de ações de intercâmbio entre agentes culturais, pesquisadores, grupos folclóricos, universidades e outras instituições.

Para o coordenador do Nufolk, a parceria resultará em oportunidades que beneficiarão não só a Universidade, mas também a cidade de Pelotas e a região sul do estado. Segundo a presidente do IOV, o acordo será um marco para a preservação do folclore e a arte popular e servirá de exemplo para outras universidades. “Nosso país tem um importante legado cultural que deve ser levado para as próximas gerações”, afirmou. A presidente ainda observou a importância da parceria para a promoção de intercâmbio na Universidade, tendo em vista que a organização está presente em mais de 190 países e anunciou que a sede do IOV Jovem no Brasil será na cidade de Pelotas.

Em sua fala, o reitor Cesar Borges agradeceu o empenho do professor Thiago Amorim e ressaltou a importância da economia criativa para o desenvolvimento da região. “O desenvolvimento que está acontecendo na região precisa de humanização. O folclore, a arte e a cultura superam as dificuldades que surgem no trabalho. Arte é fundamental para o desenvolvimento”, afirmou.

img_9543.jpg A presidente da IOV entregou ao reitor Cesar Borges um certificado de reconhecimento pelos trabalhos prestados em prol da cultura. Ao final da solenidade ocorreu a apresentação do Grupo Abambaé que faz parte do Nufolk.

O Acordo

Entre os pontos principais do acordo, a IOV Brasil e América do Sul ficam responsáveis pela mediação com a UNESCO para os temas de folclore e cultura popular e a articulação com diferentes agentes culturais no Brasil e exterior para o estabelecimento de parcerias para ações de pesquisa e desenvolvimento na área do acordo.

A IOV Pelotas se responsabiliza pelo mapeamento de artistas populares da cidade de Pelotas e região, a produção, difusão e circulação de material científico sobre folclore e culturas populares e a promoção de ações de intercâmbio entre agentes culturais, pesquisadores, grupos folclóricos, universidades, e outras instituições.

Entre as responsabilidades da UFPel está a disponibilização de know how acadêmico útil da Universidade para preservação, promoção, intercâmbio, difusão e organização de eventos sobre folclore e culturas populares, disponibilização dos resultados dos estudos e pesquisas na área das artes populares e folclore para divulgação em eventos.