UFPel firmará acordo com Organização Internacional de Artes Populares

10 de Maio de 2012

A UFPel recebe nesta semana a visita de representantes da IOV, Organização Internacional de Artes Populares que mantém relações oficiais com a Unesco e que visa a proteção de todas as manifestações culturais apoiadas por essa entidade. O objetivo é assinatura de acordo de cooperação com o Núcleo de Folclore da UFPel (Nufolk), em ato programado para esta sexta-feira(11), às 10h, na antiga AABB, na rua Alberto Rosa, 580.

O convênio será assinado pelo reitor Cesar Borges e por representantes da IOV Brasil e IOV América do Sul, consolidando a aproximação entre as duas instituições, que deverá redundar na organização de eventos, estabelecimento de parcerias em ações de pesquisa e promoção de ações de intercâmbio entre agentes culturais, pesquisadores, grupos folclóricos, universidades e outras instituições.

As iniciativas apoiadas pela IOV devem promover a paz entre os povos, através do conhecimento e do respeito entre as culturas, propostas defendidas pela Unesco e pela ONU.

Organização Não-Governamental (ONG) sem fins lucrativos, a IOV preserva, documenta e promove o intercâmbio cultural entre os povos em mais de 190 países, com trabalhos voluntários. No Brasil descentralizou suas atividades, colocando um responsável em cada estado e em alguns municípios, para auxiliar os interessados em fazer parte desta rede mundial de pesquisadores, folcloristas, grupos folclóricos e demais artistas populares. São voluntários que se dispuseram a ajudar a todos os interessados na organização.

Dentre as principais atividades, a IOV Brasil regulamenta festivais, apoia eventos culturais e promove o intercâmbio cultural entre artistas e grupos de várias modalidades, como folclore e outras artes, sempre com um fim pacificador.

Por sua atuação na área do folclore e das artes populares há mais de 15 anos, o coordenador do Nufolk e professor do Curso de Dança da UFPel, Thiago Amorim, foi indicado para atuar como subsecretário da IOV em Pelotas, a fim de ampliar a atuação da organização na região sul do Rio Grande do Sul e fortalecer o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos nestas áreas.

O Núcleo de Folclore é um projeto de extensão universitária vinculado ao Centro de Artes da UFPel. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.nufolk.blogspot.com ou pelo e-mail nucleodefolclore@gmail.com.