O Programa Interdisciplinar e Transversal de Dança, Música e Teatro: qualificações artístico-pedagógicas (Prodocência - Capes - UFPel) traz Carlos Simioni, fundador do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - da Unicamp, para ministrar, de 8 a 11 de maio, a 4ª residência artística “Da energia à ação”, direcionada a alunos e professores dos cursos de dança, música e teatro; e, no sábado(12), Demonstração técnica “Prisão para a liberdade”, no auditório do IF-Sul, programação aberta para todos os interessados.
A demonstração técnica aborda a trajetória do ator fundador do LUME, Carlos Simioni e as pesquisas do grupo. Abrange o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no tempo e espaço, as técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias, além do treinamento vocal do ator. Outro tema apresentado é o encontro com outros mestres de linhas de trabalho e sua assimilação, bem como a passagem do treinamento para a elaboração de figuras e construção de cenas. Também é levantada a questão de como a técnica pode se tornar uma prisão para o ator, e a descoberta de como ela pode ser um trampolim para a transcendência de seu trabalho. Após a demonstração, o ator responderá a perguntas do público.
Quando: 12 de maio
Horário: das 9h às 12h
Local: auditório do IF-Sul (Praça Vinte de Setembro, 455)
Aberta para todos os interessados
Inscrições: no auditório do IF-Sul, às 8h30min.
Carlos Simioni
Em 1985, em parceria com Luis Otávio Burnier, funda o LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, Unicamp, onde trabalha como ator-pesquisador desde então. Desenvolve pesquisas de Antropologia Teatral e Cultura Brasileira, elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator.
É ator, desde 1989, do Grupo Internacional Ponte dos Ventos - Odin Teatret da Dinamarca, sob orientação de Iben Nagel Rasmussen, onde desenvolve treinamento de ator e montagens de espetáculos.
Ministrou cursos de preparação técnica do ator, voz e ação vocal, clown e demonstrações técnicas dos trabalhos do Lume e apresentou-se em todo o Brasil, além de países como Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Grécia, Dinamarca, Itália, Finlândia, Espanha, Israel, EUA, França, Noruega, Escócia, México, Egito, Bélgica, Coréia do Sul, Alemanha, Costa Rica, Nicarágua, Portugal e Polônia.
Atualmente é ator dos seguintes espetáculos: “Kelbilim, o Cão da Divindade”, “Cravo, Lírio e Rosa”, “SHI-ZEN, 7 Cuias” e Sopro.