8 de maio: Centenário de nascimento do professor Ápio Cláudio de Lima Antunes

7 de Maio de 2012

upio.JPG O dia 8 de maio de 2012 assinala o Centenário de Nascimento de um dos mais eminentes professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, Ápio Cláudio de Lima Antunes, advogado consagrado no Rio Grande do Sul e que se destacou nacionalmente em marcantes campanhas da OAB.

O diretor da Faculdade de Direito da UFPel, professor Alexandre Gastal, disse nesta segunda-feira(7) que “a marca Ápio Cláudio de Lima Antunes é uma das grandes referências da casa de Bruno de Mendonça Lima”, e que a própria UFPel, instituição que teve a honra de contar com o brilho do jurista, vive um dia especial e de reverência. Para a Faculdade de Direito, disse Gastal, “este é um ano que tem oferecido momentos gloriosos a todos quantos se vinculam ou se vincularam à nossa Unidade de ensino”.

Ele lembrou o 1º lugar do Direito de Pelotas no Rio Grande do Sul; e o 6º lugar no Brasil, de acordo com o exame da OAB. Destacou que 2012 é o ano do Centenário da Faculdade de Direito da UFPel; e afirmou que o Centenário de nascimento de Ápio Cláudio de Lima Antunes no 8 de maio de 2012, soma-se a esses momentos intensos, que congregam, motivam e valorizam a história da Faculdade e da própria Universidade Federal de Pelotas.

Um dos maiores advogados criminalistas do país, Ápio Antunes morreu aos 91 anos, no dia 7 de agosto de 2003, de falência múltipla dos órgãos. Naquele dia, autoridades, políticos, advogados, amigos e familiares lembraram do homem que defendeu direitos civis e da liberdade e que por isto foi perseguido na época da ditadura e ficou exilado no Uruguai com a família.

O criminalista, contou o colega, amigo e advogado Renato Varoto, sempre teve muito orgulho de ter participado de um dos momentos de grande importância da política nacional, a entrega da carta do pedido de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, ao presidente do Congresso Nacional, deputado federal Ibsen Pinheiro. Na época, Ápio era conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também assinou a carta.

Era casado com a advogada Nize Therezinha Martins Antunes, com quem teve dois filhos, o neurologista Ápio Cláudio Martins Antunes e o advogado Marcus Vinícius Martins Antunes.