O Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, está promovendo, entre 23 de abril e 24 de maio, curso de formação de consultores sobre o Regulamento Técnico de Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R). O curso terá uma carga horária de 100 horas, com duas etapas presenciais e uma a distância, e os alunos aprovados receberão certificados de consultores com a chancela da Eletrobrás.
A aplicação do curso é fruto do convênio entre a UFPel e a Eletrobrás e visa a qualificação dos profissionais da área no tema de eficiência energética na construção civil, que passou a ser regulamentada com a publicação recente de dois regulamentos. Além do RTQ-R, também as edificações comerciais, públicas e de serviços já tiveram o seu regulamento publicado, o RTQ-C. Este é o primeiro curso sobre o tema promovido pelo LABCEE este ano, sendo que, durante o ano de 2011, os cursos foram mais direcionados à divulgação da regulamentação comercial. Nessa turma, inicialmente, foram disponibilizadas 30 vagas, mas devido à elevada procura o número final de participantes ficou em 38.
Segundo o professor Eduardo Grala da Cunha, neste curso será feita uma abordagem completa sobre os procedimentos de análise para verificação do nível de eficiência energética das edificações residenciais. No regulamento são avaliadas as condições do envelope da edificação (paredes, cobertura, fechamentos transparentes) e do sistema de aquecimento de água, além de serem concedidas bonificações pelo uso adequado de estratégias bioclimáticas e de equipamentos eficientes.
O LABCEE é um dos quatro laboratórios no país que está recebendo incentivos da Eletrobrás para tornar-se um organismo acreditado pelo Inmetro para a inspeção de edificações, tanto comerciais quanto residenciais. Este processo está em andamento e a previsão é de que, até o fim deste ano, o novo laboratório de inspeção em eficiência energética de edificações já esteja acreditado junto àquele órgão e desenvolvendo suas atividades. Além do professor Eduardo Grala da Cunha, participarão das etapas presenciais e a distância a arquiteta Juliana Al-Alam Pouey e o engenheiro eletricista Liader Oliveira.