Faculdade de Nutrição conclui transferência para o campus Porto

3 de Maio de 2012

img_8255.JPG Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira(3), foram inauguradas as novas instalações da Faculdade de Nutrição da UFPel, no campus Porto, que permitiram a sua transferência completa para o primeiro andar do Bloco B, onde a unidade já se achava parcialmente instalada desde agosto de 2010. A nova sede conta com estrutura moderna e novos laboratórios ampliados e melhor equipados, que dão suporte aos cursos de Nutrição e Gastronomia. Além de resolver os problemas de infraestrutura física, a mudança total e definitiva do campus Capão do Leão beneficia a Faculdade, ao aproximá-la dos outros cursos da área da Saúde, com as quais ela tem afinidade de atuação.

img_8230.JPG Segundo a diretora Márcia Buchweitz, a reestruturação iniciada em 2010 já permitiu também a duplicação da oferta de vagas e o processo de expansão, que levou à criação do curso de Gastronomia e à aprovação do mestrado em Nutrição e Alimentos. Ela agradeceu o apoio da reitoria e dos pró-reitores, enaltecendo, especialmente o pró-reitor Elio Paulo Zonta, recentemente falecido.

img_8241.JPG Em seu pronunciamento, o reitor Cesar Borges destacou a qualificação alcançada pela unidade, mesmo diante da infraestrutura precária de que dispunha, e lembrou que a nova sede resgata o compromisso assumido de trazer para a cidade unidades desprestigiadas sob o ponto de vista físico. “A próxima etapa será a construção de um restaurante especial aqui no campus Porto, para que todos os cursos envolvidos com essa área possam se aprimorar e mostrar suas potencialidades”, anunciou.

img_8260.JPGimg_8274.JPG Cesar Borges fez alusão ao elo de ligação existente entre os cursos de Nutrição, Gastronomia, Administração e Turismo, e Hotelaria, este sediado no prédio do Grande Hotel. Antes da visitação aos laboratórios e demais dependências da Faculdade, foram concedidas placas de prata ao ex-diretor José Beiro Carvalhal e à sua vice-diretora, Marli Dias da Costa, responsáveis pelo planejamento e organização da transferência da unidade para o campus Porto e importantes na história da Faculdade. Na oportunidade, a atual diretora também fez referência póstuma à professora Fernanda Lessa Camargo.

Laboratórios

img_8301.JPG Além de um bem montado laboratório de Técnica Dietética, a Faculdade de Nutrição conta também com o novo laboratório de Alimentação Coletiva, para práticas das disciplinas de Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição e para o curso de Gastronomia. Os outros laboratórios são os de Avaliação Nutricional, Bromatologia, Microbiologia, Nutrição Experimental, e Prestação de Serviços. Integram as instalações áreas de apoio para higienização e pesagem de materiais, vestiários e depósito, além de sete salas de aula e laboratório de informática, utilizados de forma compartilhada com outros cursos, como Letras e Enfermagem.

Histórico

A Faculdade de Nutrição da UFPel originou-se da criação do Curso de Nutrição, em janeiro de 1975. Foi o primeiro curso federal da região e o segundo do estado do Rio Grande do Sul. A escolha de Pelotas para sediar o Curso deveu-se ao fato de a cidade ser à época uma das mais prósperas da região, destacando-se na produção de grãos e frutas e na criação de rebanhos.

Hoje transformada em Faculdade, a unidade contribui para com o desenvolvimento científico da região, através de projetos de pesquisa e extensão, assistência à saúde e prestação de serviços. Possui cerca de 400 alunos, e ingressos semestrais, no curso de Nutrição, e anual, no curso de Gastronomia.